07 junho, 2023


[Resenha] Um Experimento de Amor em Nova York - Elena Armas

Ficha Técnica 

Título: Um Experimento de Amor em Nova York
Título Original: The American Roommate Experiment
Autor: Elena Armas
ISBN: 978-65-5565-474-5
Páginas: 400
Ano: 2023
Tradutor: Alessandra Esteche
Editora: Arqueiro
Às vezes o amor só precisa de um pouquinho de inspiração

Depois de largar o emprego como engenheira para focar em sua carreira como autora de romances, Rosie Graham se vê presa em um bloqueio criativo e não consegue escrever uma única palavra do livro novo que precisa entregar à editora. Como se não bastasse, seu teto desaba em sua cabeça. Literalmente.
Desesperada, Rosie decide se abrigar na casa de Lina, sua melhor amiga, que está fora da cidade. O que ela não sabe é que Lina já havia prometido emprestar o apartamento para o primo, Lucas, o crush secreto de Rosie, que ela vem stalkeando há meses pela internet.
A princípio o lugar parece pequeno demais para os dois, mas Lucas sugere que eles o dividam até que ela possa voltar para casa.
E, assim que fica sabendo sobre o bloqueio criativo, ele resolve levá-la em uma série de encontros de mentira para trazer de volta sua inspiração romântica e ajudá-la a entregar o livro no prazo.
Rosie acha que não tem nada a perder com o experimento, já que a estadia dele em Nova Iorque tem data para acabar. Mas quando Lucas começa a agir como um dos protagonistas dos romances dela – um que, em vez de uma armadura brilhante, usa só uma toalha em volta da cintura, tem um sorriso lindo, um sotaque irresistível e ainda sabe cozinhar —, seis semanas começam a parecer um tempo longo demais para manter a atração por ele sob controle.

Resenha


Desde que eu li Uma Farsa de Amor na Espanha e me apaixonei pela escrita da Elena e, além de tudo, tive um gostinho do que seria essa história, eu estava desesperada para ler Um Experimento de Amor em Nova York.

Rosie Graham é a melhor amiga de Lina e, formada em engenharia, também trabalhava na InTech com ela e Aaron, mas, ao iniciar esta nova história, vemos que Rosie deixou o emprego fixo para seguir uma nova carreira, como escritora. Isso porque, depois de ter escrito um romance com um pseudônimo de maneira independente em seu tempo livre, ela recebeu uma proposta de uma editora e fechou um contrato para publicar um segundo livro. Porém, diferente de como foi escrever a primeira história, Rosie está com bloqueio criativo e com receio de não conseguir entregar o manuscrito no prazo.

Ah, se esse fosse o único problema na vida de Rosie no momento…
Tudo que eu queria era me sentir confiante naquele novo papel. Mas não me sentia, não naquele momento. Principalmente porque… será que uma pessoa que só escreveu um livro pode ser considerada escritora? Como uma pessoa que mal terminou o primeiro capítulo do segundo livro pode sentir que é escritora?
Senti um frio na barriga ao pensar nisso.
P. 60
Rosie não contou ao pai nem ao irmão que pediu demissão, por receio de ser julgada por sua decisão de deixar um emprego estável. Além disso, há meses Rosie tem seguido os posts de Lucas Martín, primo de Lina, no Instagram e o crush por ele só tem crescido desde então — ela até fantasiou encontrar com ele no casamento de Lina e Aaron, mas infelizmente ele foi o único primo que não esteve presente na cerimônia. O segredo mais recente tinha acontecido no dia em que a história começou: o teto do apartamento dela desabou quase em sua cabeça e, é por isso que, ela procurou abrigo no antigo apartamento da amiga, que está em lua de mel no Peru, mas o problema é que ela não conseguiu avisar para Lina que estava indo para lá e, mesmo tendo uma chave para emergências, Rosie é uma mulher que sempre faz as coisas de maneira correta, não gosta de guardar segredos, ela sempre resolve as coisas para os outros, ela não dar trabalho. Por isso tudo isso a incomoda. Afinal, ela acaba de descobrir que Lina havia oferecido o apartamento para que Lucas ficasse lá durantes as próximas seis semanas.
— Ela tem razão. Não é inteligente fingir que está tudo bem quando não está. Quando a gente tenta reprimir tudo, corremos o risco de explodir. Mais rápido do que a gente espera.
P. 114
Depois de algumas semanas viajando pelos Estados Unidos, Lucas chegou a Nova Iorque, mas ele não esperava que, ao chegar ao apartamento da prima, outra pessoa estivesse lá, muito menos que fosse ligar para a polícia alegando que ele era um invasor. Sim, Rosie tinha feito isso. Mas ainda bem que ela percebeu a tempo quem era o homem que estava do outro lado da porta e cancelou o chamado da polícia.

Lucas é surfista profissional, e sua vida consiste em viajar constantemente. Entretanto, há alguns meses algo aconteceu e fez com que ele repensasse sua vida e desde então ele está viajando, em férias. Férias essas na qual ele até se afastou de seu melhor amigo, o pastor belga Taco. Mas, em seis semanas ele deixará os Estados Unidos e voltará para a Espanha. Porém, até lá, ele terá uma colega de apartamento.
E pensei naquele abraço. Um abraço de corpo inteiro. Consolador, reparador, cheio de intenção… porque Lucas me abraçou de verdade, como se estivesse completamente focado naquele abraço e só nele. Um abraço capaz de mudar uma vida, se algo simples como um abraço tivesse esse poder.
P. 116
Enquanto dividem o mesmo teto, Rosie e Lucas vivem um relacionamento claramente platônico: ela, com o homem por quem tem uma queda e que stalkeou por um ano e que agora saía do banheiro com uma toalha enrolada na cintura testando todo o seu autocontrole, cozinhando para ela e, a cada dia, demonstrando se importar cada vez mais com ela e em como ela se sentia. Ele, tentando se lembrar a todo momento que Rosie é a melhor amiga de sua prima, que ele não tem visto de permanência nos Estados Unidos e que esse é um motivo para precisar voltar para Espanha, que sua vida está um caos no momento e que ele não pode sequer pensar em um relacionamento agora.

Além disso, Lucas se oferece para ajudar Rosie a destravar seu bloqueio criativo, saindo com ela em encontros experimentais para que ela vivencie novamente essas experiências — mas ele é realmente muito bom nisso, gente — e a cada encontro fica evidente em como aquela história vai terminar, é claro que Rosie sabe como vai terminar. Ela viu a história de Lina e o romance de mentira, ela é uma escritora de romance, mas eu tenho certeza de que lá no fundo ela queria sentir tudo aquilo, mesmo que fosse por apenas seis semanas e, cá entre nós, se eu estivesse no lugar dela, eu faria o mesmo, ainda que no fim tivesse meu coração despedaçado. Valeria a pena! A forma como ele faz tudo… faz valer a pena!
Eu amava ver Lucas cozinhar mais do que amava aquele primeiro gole de café ao acordar. Mais do que morder um bolo bem recheado. Mais do que aquela sensação de ler um livro novo que sabemos que vai virar um favorito. Mais do que acordar na manhã de Natal. Eu amava ver Lucas cozinhar mais do que amava a maior parte das coisas boas da vida.
P. 188
Se vocês ainda não leram, eu realmente recomendo, que romance lindo, de deixar o coração quentinho, faz a gente rir, chorar, tudo junto. O que um bom romance deve fazer. Obrigada, Elena!


P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob. 😉
Comentários
0
Compartilhe

0 comentários:

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações