05 setembro, 2022


[Resenha] A Hipótese do Amor - Ali Hazelwood

Ficha Técnica 

Título: A Hipótese do Amor
Título Original: The Love Hypothesis
Autor: Ali Hazelwood
ISBN: 978-65-5565-330-4
Páginas: 336
Ano: 2022
Tradutor: Thaís Britto
Editora: Arqueiro
Quando um namoro de mentira entre cientistas encontra a irresistível força da atração, todas as teorias cuidadosamente calculadas sobre o amor são postas à prova.
Com personagens cativantes e diálogos afiados, este livro engraçado, sexy e inteligente se tornou uma das grandes sensações do TikTok.
Olive Smith, aluna do doutorado em Biologia da Universidade Stanford, acredita na ciência — não em algo incontrolável como o amor.
Depois de sair algumas vezes com Jeremy, ela percebe que sua melhor amiga gosta dele e decide juntá-los. Para mostrar que está feliz com essa escolha, Olive precisa ser convincente: afinal, cientistas exigem provas.
Sem muitas opções, ela resolve inventar um namoro de mentira e, num momento de pânico, beija o primeiro homem que vê pela frente.
O problema é que esse homem é Adam Carlsen, um jovem professor de prestígio — conhecido por levar os alunos às lágrimas. Por isso, Olive fica chocada quando o tirano dos laboratórios concorda em levar adiante a farsa e fingir ser seu namorado.
De repente, seu pequeno experimento parece perigosamente próximo da combustão e aquela pequena possibilidade científica, que era apenas uma hipótese sobre o amor, transforma-se em algo totalmente inesperado.

Resenha


Estava ansiosa para ler esse livro que é o queridinho das redes sociais e fui conquistada pelos personagens e pela escrita da Ali.

Olive Smith tem vinte e seis anos e é uma aluna do doutorado em Biologia na Universidade Stanford e depois de dois anos de curso, as coisas continuam difíceis financeiramente com o pouco dinheiro que ganha e sua vida amorosa então, nem se fala. Depois de ter sido convencida por seu colega de apartamento Malcolm a sair com Jeremy e perceber que não daria certo — mas que sua amiga estava interessada nele — Olive inventa um namoro de mentira para convencer Anh de que está feliz e, assim, ela pode ficar com Jeremy sem culpa. O único problema é que Anh a segue em seu falso encontro e Olive se vê em uma situação sem saída, na qual precisa beijar o primeiro cara que aparecer… e ele foi ninguém menos que o doutor Adam Carlsen, o jovem professor de trinta e quatro anos, e também o mais insuportável do departamento.
Havia algo especial no jeito com que ele falava. Talvez fosse um sotaque, talvez apenas uma característica de sua voz. Olive não sabia bem o que era, mas havia algo ali, no jeito como pronunciava seu nome. Preciso. Cuidadoso. Profundo. Diferente de todas as outras pessoas. Familiar… ainda que fosse impossível.
P. 54
Embora Adam nunca tenha estado em uma de suas bancas, Olive conhecia a fama do professor de levar a maioria dos alunos às lágrimas, e à fúria, e ele com certeza não deixaria aquele beijo não consentido passar assim. Sem dúvida Olive estava em apuros. Ou seja, nem Anh acreditaria no namoro de mentira e ainda seria acusada de assédio, no mínimo. Então, imaginem a surpresa quando Adam aceitou entrar na onda e fingir um namoro com uma aluna de doutorado que ele provavelmente nunca tinha visto na vida?

Mas vocês provavelmente estão pensando: não seria mais fácil ficar com alguém de verdade? Talvez para outras pessoas. Olive tinha uma grande dificuldade em interagir com outras pessoas, sua vida se resume ao laboratório e aos dois amigos, por isso inventar um namoro era o melhor dos mundos e, enquanto ela precisava que Anh fosse feliz, Adam precisava mostrar ao reitor e aos líderes da universidade que ele não pretendia ir embora tão cedo e que, dessa forma, poderiam liberar os fundos para suas pesquisas — que estavam congelados —, e claro que ele também não tinha tempo nem intenção de procurar uma namorada de verdade. Jura, querido?
— Olha, quando eu não tiver mais nenhum amigo e todo mundo me odiar por causa desse namoro de mentira, vou ficar completamente solitária e você vai ter que sair comigo todos os dias. Vou te perturbar o tempo inteiro. Acha mesmo que vale a pena passar por isso só por ser maldoso com todos os alunos do programa?
— Com certeza.
Ela suspirou novamente, dessa vez sorrindo, e deitou a cabeça no ombro dele.
P. 140-141
Olive e Adam têm um acordo de se encontrar por dez minutos uma vez por semana na Starbucks da universidade para que todos os vejam e esses encontros acabam se tornando esperados por Olive por descobrir que gosta de conversar com Adam, gosta do tempo que passa com ele; e o que é pior — na opinião dela, é claro — ela passa a achá-lo atraente, o que ela dificilmente percebe nos homens. O único que, embora ela não saiba como ele é fisicamente, ainda pensa de vez em quando é o Cara do Banheiro que conheceu no dia de sua entrevista dois anos atrás e que foi fundamental em um momento que ela estava duvidando de si mesma e de sua escolha profissional.

Ainda que o livro seja todo narrado pelo ponto de vista da Olive, para quem está lendo fica muito óbvio que Adam está interessado nela, mas Olive não consegue perceber isso. Entretanto, eu consigo entendê-la perfeitamente. Só queria que ela visse isso logo e também ligasse os pontos sobre quem ele é realmente. Além disso, o livro também aborda muito sobre o meio acadêmico, e Adam apoia muito Olive, os amigos também estão ali uns pelos outros, porém também mostrou o lado negativo que existe nele.

Como disse no início, me encantei com a história e fiquei apaixonada pelo Adam e pela Olive, duas mentes pragmáticas que encontram o amor e merecem o felizes para sempre com certeza!
— (…) Não foi convidada pra dar uma palestra porque as pessoas acham que é minha namorada. Isso não existe, já que os resumos da SDB são escolhidos às cegas. Eu sei porque já estive na seleção em anos anteriores. E o trabalho que você apresentou é importante, minucioso e brilhante. — Ele respirou fundo. — Gostaria que você se visse da forma que eu vejo.
P. 241

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob. 😉
Comentários
0
Compartilhe

0 comentários:

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações