12 dezembro, 2022


[Resenha] Tudo Pode Mudar - Jill Mansell

Ficha Técnica 

Título: Tudo Pode Mudar
Título Original: This Could Change Everything
Autor: Jill Mansell
ISBN: 978-65-5565-383-0
Páginas: 352
Ano: 2022
Tradutor: Regiane Winarski
Editora: Arqueiro
A jovem Essie Philips nem acredita nas reviravoltas que sua vida deu no último ano. Ela tem um emprego novo, o namorado com que sempre sonhou e está morando com ele num chalé lindo, elegante e adulto.
Mas quando um e-mail particular que ela escreveu para a melhor amiga é enviado por engano a todos os seus contatos, viraliza e acaba indo parar no jornal local, a vida de Essie muda por completo de novo — e definitivamente não para melhor.
Agora ela precisa se mudar para uma nova cidade, arranjar outro trabalho e fazer novos amigos. E um encontro casual com Zillah, uma senhorinha cheia de vigor e estilo, pode ser exatamente a segunda chance de que Essie precisa.
Enquanto as coisas entram nos eixos, ela entende que, ao mesmo tempo que nossos erros às vezes colocam tudo a perder, também nos fazem amadurecer e podem dar início a mudanças maravilhosas. Afinal, se não tivesse escrito aquele e-mail, nunca teria se mudado para seu lindo apartamentinho no sótão. Nem teria conhecido Conor, seu vizinho de baixo.
E, acima de tudo, não estaria se apaixonando por alguém com quem realmente não deveria estar se envolvendo…

Resenha


Jill Mansell nos traz mais um romance daqueles que nos prende do início ao fim, com personagens tão reais que poderiam fazer parte do nosso cotidiano.

Essie Philips é uma mulher que mora em Bath e, depois de dividir um apartamento minúsculo com a melhor amiga Scarlett, as coisas estavam mudando depois que ela conheceu Paul e ela se sentiu muito sortuda por ele responder ao sentimento dela e por, onze meses depois do início do relacionamento, ela ter ido morar com ele — após o senhorio dela informar que aumentaria o aluguel por um lugar no mínimo horroroso. Paul inclusive tinha resolvido o problema de emprego dela, pois, depois que ela foi demitida do pub onde trabalhava, ele convenceu a mãe a contratar Ess como recepcionista.

O problema é que Ess praticamente não aproveitou essa nova fase, pois quando um e-mail de brincadeira que deveria ser enviado apenas para Scarlett foi enviado para todos os seus contatos, ela perdeu o emprego, o namorado e o teto. Ah, mas vamos melhorar as coisas… estava nas vésperas do Natal, legal, né? Acrescente aí, que eu não sei como a história dela viralizou, a coitada ficou conhecida em uma cidade que nem é tão grande assim. Mas para mim uma das piores coisas foi saber como esse e-mail foi enviado… ai que raiva. Tudo porque Ess disse ao irmão, Jay, que estava em uma festa na cidade, que poderia dormir na casa dela. Na manhã seguinte, com o e-mail enviado, Ess descobriu que o irmão além de ter chegado bêbado, levou um desconhecido para sua casa, Lucas Brook, que assumiu ter enviado o e-mail.
— Assim é tão melhor — disse Jude.
— O quê?
— Você e Lucas. Não sei o que foi, mas alguma coisa mudou. Você está falando com ele como fala com todo mundo aqui. Parece que um enorme muro caiu.
P. 137
Depois de tudo ter realmente mudado, Ess precisava de um lugar para morar e de um emprego e, por acaso, sua vida cruza com a de Zillah Walsh, uma senhora de oitenta e três anos que está procurando uma inquilina para um apartamento em sua casa. Claro que o lugar onde ela mora está fora da realidade de Ess, mas, contanto que ela ajude Zillah de vez em quando, está tudo certo. Melhor impossível, não é mesmo? Mas vamos melhorar, afinal, Ess está precisando, e assim, ela vai em busca de um emprego no pub que fica na mesma praça, pertinho de casa. O que ela não esperava era que, depois de adorar o lugar e cobrir um turno e conseguir o emprego, descobriria que o dono do lugar era ninguém menos que Lucas, o mesmo homem que destruiu sua vida.

Mas não é apenas a vida de Ess que nós acompanharemos ao longo de Tudo Pode Mudar, também veremos a vida de Zillah — que inicialmente ela queria que ficasse com Ess —, afinal elas moram no mesmo lugar, assim como Conor McCauley, outro inquilino de Zillah, a própria Scarlett e Lucas. 
— Agora você não está sendo justo.
— Eu não quero ser justo. Você não faz ideia do quanto eu senti a sua falta. Assim como faz ideia do quanto eu quero te beijar. Está me matando.
Ele acariciou a lateral do rosto dela.
— Achar que você gostava de mim, depois achar que não gostava de mim… essas duas últimas semanas foram bem difíceis. Se você pudesse imaginar o que fez comigo…
— Ok, chega.
Essie, que era humana, passou os braços pelo pescoço dele e o beijou, e a onda de eletricidade pegou os dois de surpresa. Era o paraíso.
P. 347-348 
Entretanto, mais do que acompanhar esses personagens e vê-los passar por tantas situações, avançar pelos capítulos nos mostrará como a vida pode mudar rapidamente e de várias maneiras inesperadas, o que nos faz pensar se realmente estamos vivendo ou apenas existindo (eu já sei a minha resposta). Jill mostra com maestria como algumas relações são simples e outras nem tanto, como ninguém é cem por cento bom nem cem por cento ruim, e como também as relações mudam com o passar do tempo, para melhor ou não. Enfim, é a vida, e a gente torce para que os caminhos deles cruzem com as pessoas certas e dê tudo certo.

Amei e queria mais, só tenho isso a dizer!


P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob. 😉
Comentários
0
Compartilhe

0 comentários:

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações