Ficha Técnica
Título: Ventos de MudançaTítulo Original: Rebel
Autor: Beverly Jenkins
ISBN: 978-65-5565-172-0
Páginas: 240
Ano: 2021
Tradutor: Isadora Sinay
Editora: Arqueiro
A missão de Valinda Lacy na agitada e quente Nova Orleans é ajudar a comunidade de ex-escravizados a sobreviver e florescer através do estudo. Só que em pouco tempo ela descobre que, ali, a liberdade também pode ser sinônimo de perigo.
Quando bandidos supremacistas destroem a escola que ela montou e tentam atacá-la, Valinda corre para salvar sua vida e vai parar nos braços do heroico capitão Drake LeVeq.
Arquiteto nascido em uma família tradicional de Nova Orleans, Drake tem um profundo interesse pessoal na reconstrução da cidade. Criado por mulheres fortes, ele logo é conquistado pela determinação de Valinda. E não consegue parar de admirá-la – nem de desejá-la. E quando o pai de Val exige que ela volte para casa, em outro estado, para se casar com um homem que ela não ama, seu espírito indomável atrairá Drake para uma disputa irresistível.
Resenha
Ventos de Mudança é o primeiro livro da série Mulheres Pioneiras da Beverly Jenkins e minha primeira experiência com os livros dela e já digo logo de início como foi diferente a experiência de ler um livro escrito por uma mulher negra sobre personagens negros, e em um gênero que eu amo, o romance.

Val cresceu vendo a avó lutar pelos direitos dos negros, das mulheres e, depois de ter ficado viúva, não aceitar nenhum de seus novos pretendentes, pois, para ela todos estavam interessados apenas em controlar seu dinheiro, que ganhava costurando. Não que fosse muito, mas era a garantia de sua independência. Por outro lado, Val via o casamento dos pais e o da irmã mais velha, onde não havia respeito; amor, então, para ela era uma utopia. Assim, ela e o melhor amigo Cole decidiram se casar, era o melhor para os dois: Cole certamente a deixaria livre para fazer o que quisesse e o pai dela não poderia negar o casamento, uma vez que trabalhava para o pai de Cole.
— Qual o seu sonho, chérie?— Ser diretora de uma escola onde meninas que, como eu, não tenham interesse por bordado ou piano e que possam aprender sobre o que quiserem: matemática, botânica, as estrelas. Elas poderiam estudar animais ou anatomia. E eu teria dinheiro para contratar professores excelentes, que não acreditassem que aprender iria prejudicá-las.— Isso é ambicioso.— Sim, mas sonhos não podem se tornar realidade se você não sonhá-los.Naquele momento, Drake desejou dar a ela seus sonhos e qualquer outra coisa que aquela mente aguçada quisesse.
P. 127
A oportunidade de dar aulas em Nova Orleans surgiu quando Cole já estava em Paris, dessa forma, tudo que Val conseguiu negociar com o pai foi ficar na cidade até que o noivo voltasse de viagem, para que eles se casassem. Porém, há dois meses na cidade, Val tem passado por tantas situações que outras pessoas em seu lugar já teriam desistido. Mas tudo fica ainda pior quando ela se vê sem um lugar para dar aula, sem um lugar para morar e sem saber como fará para se manter tão longe de casa. E é exatamente nesse momento que ela conhece o capitão Drake LeVeq.
Drake na verdade é ex-capitão da Guarda da Louisiana e, desde o fim da Guerra de Secessão (1861-1865), tem atuado como voluntário em várias frentes para a melhoria da vida dos negros. Arquiteto, mas também carpinteiro e ferreiro e o que mais precisar, sua família tem posses e ele e os irmãos são todos considerados ótimos partidos para o casamento, mas nenhum deles se mostrou pronto até o momento – a única exceção é Raimond, o mais velho deles, que se casou com uma ex-escrava, para desgosto de muitas mulheres que não viam aquilo com bons olhos.
Ao contrário de Val, Drake sempre acreditou no amor. Descendente de pirata, os homens de sua família são conhecidos por serem absolutamente dedicados quando amam e quando isso acontece, é para sempre. Assim, da mesma forma que ouviu as histórias dos avós, como viu a vida amorosa dos pais e vê o casamento do irmão mais velho, ele sabe que também encontrará a mulher certa para sua vida, mas até lá, ele está muito bem com sua atual amante. Ou pelo menos estava até salvar a pequena professora.
Drake fica encantado com a altivez e segurança de Val, mas descobrir que ela tem um noivo foi como se um balde de água fria fosse literalmente jogado nele. Mas é claro que isso não faz com que o interesse desapareça, ainda mais quando conhece mais sobre ela e vê que o casamento não será por amor. Será que ele teria sorte de o noivo dela não voltar aos Estados Unidos?
— Sua confiança é intrigante. Se já não fosse de outro, eu a cortejaria.A respiração dela falhou.— É muito ousado, capitão.— Sou descendente de piratas. A ousadia está no meu sangue.O calor que correu pelas veias dela não teve nada a ver com o clima de Nova Orleans, e tudo a ver com o titã impressionante que a observava tão de perto. Apesar de seu laço com Cole, ela se perguntou como seria namorar um homem como ele.P. 52
Brincadeiras à parte, Val se adapta rapidamente à família LeVeq, que tem os mesmos objetivos que ela, então é como se ela finalmente estivesse em casa, afinal não tinha esse apoio em Nova Iorque, a não ser pela avó. E a gente do lado de cá vai percebendo como eles já estão apaixonados um pelo outro, mas também sabemos que não é fácil para Val acreditar que o amor existe quando a maior parte de sua vida foi presenciando relacionamentos onde o casamento podava as mulheres, ela não poderia arriscar perder a certeza que a união com Cole lhe traria.
Até onde sei a série conta com dois livros, mas não sei se haverão outros, afinal o segundo livro foi publicado este ano nos Estados Unidos, mas se trouxerem mais personagens fortes e determinados como os que vi em Ventos de Mudança, é certo que lerei. Representatividade é INCRÍVEL! E fiquei absolutamente apaixonada pelos LeVeq de sangue pirata!
Compre na Amazon
P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob. 😉
P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob. 😉
Olá
ResponderExcluirQue capa maravilhosa. Esse livro está na minha lista de desejados desde que foi lançado aqui .Amo romances de época ambientado nos EUA .li muitos livros de epoca que se passam lá e as mulheres sempre são fortes determinadas. E nesse nos temos algo maravilhoso que é a representatividade.
Espero comprar agora na Black Friday.
Oi, Eliane!
ExcluirConcordo com você, a capa é linda, a questão do livro ser de época e ambientado nos Estados Unidos, e a representatividade <3 me ganharam!
Só vem, black friday!