27 dezembro, 2020


[Resenha] A Torre de Nero - Rick Riordan

Ficha Técnica 

Título: A Torre de Nero
Título Original: The Tower of Nero
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-65-5560-101-5
Páginas: 336
Ano: 2020
Tradutor: Regiane Winarski e Giu Alonso
Editora: Intrínseca
No último livro da série As provações de Apolo, lágrimas, aliados improváveis e um confronto decisivo aguardam o deus mais petulante e adorado do Olimpo Não tem chororô, a jornada de Apolo na Terra acabou! Depois de libertar antigos oráculos, enfrentar criaturas assus-tadoras, derrotar imperadores malignos e pas-sar por humilhações indescritíveis, o ex-imortal se prepara para sua aventura derradeira entre os mortais. Se quiser retornar ao Olimpo e de quebra salvar seus amigos semideuses, ele terá que derrotar o temido Nero e a arqui-inimiga Píton, que não vê a hora de dominar para sempre o Oráculo de Delfos. Por isso, Apolo e Meg retornam ao lugar onde tudo começou: Manhattan, em Nova Iorque. Lá, terão que se infiltrar na terrível torre de Nero e impedir que o imperador ponha em prática seu plano megalomaníaco de destruição e faça picadinho deles. Com a ajuda dos amigos semideuses, de seres obcecados por chapéus e até da flecha falante mais dramática que existe, eles se preparam para enfrentar uma macabra profecia e seu destino final.
Conseguirá Apolo sair vivo desse embate e retornar ao Olimpo?
Conseguirá Meg confrontar seu padrasto cruel e manipulador?
E, mais importante: conseguiremos sobreviver sem Apolo?
Unindo mitologia greco-romana, tiradas hilárias e momentos de tirar o fôlego, o último livro da série As provações de Apolo traz todos os elementos que consagraram Rick Riordan como um dos escritores mais importantes da literatura infantojuvenil. Considerado “o contador de histórias dos deuses”, o autor já vendeu quase sete milhões de exemplares no Brasil, e suas obras continuam sendo um sucesso absoluto.

Resenha


Acabou! E agora?
Essa é a pergunta que me faço desde que finalizei a leitura de A Torre de Nero, quinto e último livro da série As Provações de Apolo. Uma série onde o protagonista precisou rever todos os seus padrões e se reinventar de uma forma que, tenho certeza, todo mundo se encantou com ele.

Certo, como sabemos, os livros do Rick são impulsionados por profecias: uma "maior", que guia a série, e outras "menores", que movem os heróis ao longo de cada livro, nos levando ao grand finale. E, depois de tantas profecias e tantas batalhas, chegou a hora da grande conclusão da profecia.

Depois de ter ficado desacordado por muito tempo, despertado em uma caçamba de lixo em um beco de Nova Iorque habitando um corpo adolescente mortal com pneuzinhos e acne e ter feito uma jornada árdua com sua mestre Meg McCaffrey por vários lugares dos Estados Unidos, o Apolo que vemos em A Torre de Nero é absolutamente diferente do que era em O Oráculo Oculto. Ele lutou, fugiu, apanhou, venceu algumas batalhas, fez amigos, se aproximou dos filhos, sofreu perdas, mas é certo que evoluiu. Viver como um ser humano não foi fácil, mas Apolo soube de reconstruir. 
(…) Eu estava constrangido pelas coisas que costumava considerar importantes. Avaliações. Adoradores. A ascensão e queda das civilizações que mais gostavam de mim. O que eram essas coisas em comparação a manter meus amigos em segurança?
P. 61
Nesta última etapa Lester e Meg estão voltando para Nova Iorque, o lugar onde tudo começou e onde fica a torre de Nero, o último imperador da Triunvirato S.A. a ser derrotado, o que eles precisam fazer antes de enfrentar Píton, a arqui-inimiga de Apolo, que está controlando os oráculos e que quer dominar o destino do mundo.

No caminho de volta eles darão de frente com vários capangas de Nero, entre eles uma personagem que fará a diferença na história. Também precisarão de reforço para cumprir seu objetivo e, mais uma vez, irão em busca dos semideuses do Acampamento Meio-Sangue, e aqui retornam personagens que amo: Will e Nico. Eles serão fundamentais para o início do plano para derrotar Nero, com a ajuda de Rachel Dare. 
Quando ele me disse para lembrar como é ser humano, ele quis dizer crescer com a dor e a tragédia, superar e aprender com isso. Era algo que os deuses nunca faziam. Nós só reclamávamos.
Ser humano é seguir em frente, se adaptar, acreditar na sua capacidade de melhorar as coisas. Esse é o único jeito de dar algum significado à dor e ao sacrifício.
P. 150
Ao longo dos livros anteriores tio Rick nos apresentou muito seres mitológicos, situações inesperadas, altos e baixos dos personagens, não deixando para resolver tudo no último livro, o que tornou toda a jornada de quatro anos dessa série, intensa. Sem perder o jeito, Lester continua rindo de si mesmo, faz diversas menções a cultura pop, sejam eles filmes, séries, músicas, e deixa tudo tão atual que é fácil nos conectarmos a tudo que está acontecendo. 

Não dá para escrever muito e não soltar spoilers, mas preciso dizer que o novo Apolo me conquistou. Os deuses são completamente egoístas, mas sua estada como mortal o fez crescer e me fez torcer por ele em cada batalha: físicas ou emocionais. Ver sua relação com Meg foi incrível! Vê-lo se aproximando de Will, Austin e Kayla e percebendo como quem perdia era ele ao ficar longe dos filhos foi acalentador. Além de poder rir com seus comentários autodepreciativos sobre quem ele foi nos últimos quatro mil anos, mas certa de que, se ele sobrevivesse, levaria essas mudanças para sempre. 

Para finalizar, mas não menos importante, o último parágrafo foi uma mensagem muito fofa e sim, se esse for mesmo o último livro d'As Crônicas do Acampamento Meio-Sangue (todos os livros que envolvem o universo de Percy Jackson) eu realmente sentirei falta. Mas, no fim surgiu uma nova profecia que, mesmo não tendo sido revelada para nós, há a chance de algo vir por aí, não é mesmo? De toda forma, sabemos que vem novidade na Netflix e só nos resta torcer para ser muito bom. 


P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob 😉
Comentários
0
Compartilhe

0 comentários:

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações