04 novembro, 2020


[Resenha] Te Devo Uma - Sophie Kinsella

Ficha Técnica 

Título: Te Devo Uma
Título Original: I owe you one
Autor: Sophie Kinsella
ISBN: 978-85-01-11701-4
Páginas: 420
Ano: 2019
Tradutor: Natalie Gerhardt
Editora: Record
Uma história de amor, empoderamento e de um simples favor que faz tudo mudar para sempre.
Fixie Farr não consegue deixar nada pra lá. Se encontra alguma coisa fora do lugar, quer logo ajeitar, se um amigo está em dificuldade, já começa a pensar em como pode ajudar… Ela sente necessidade de arrumar tudo. Tudo!
Então, quando um estranho em um café lhe pede que fique de olho em seu laptop por um instante, ela não só se compromete a tomar conta do computador como acaba salvando-o de um grande desastre. Sebastian, muito tocado com o gesto de Fixie, não sabe como lhe agradecer, então pega um protetor de copo e o entrega a ela depois de escrever nele: “Te devo uma”. Fixie acha a atitude muito fofa, mas duvida que voltará a vê-lo.
Até o dia em que um antigo crush da época da escola volta para sua vida e Fixie precisa ajudá-lo. Ela então recorre a Seb, mas as coisas não dão muito certo. Agora é ela quem fica lhe devendo um enorme favor, e isso gera uma troca de favores infinita que obriga Fixie a enfrentar um passado que cheio de mágoas para abraçar o futuro que ela de fato merece.

Resenha


Neste romance, Sophie Kinsella traz a protagonista Fawn Farr, uma jovem de 27 anos que tem uma mania: ela consegue deixar nada para lá; precisa consertar todos os erros que vê pela frente. Por isso, desde criança seu apelido é Fixie, e é assim que ela se apresenta: Fixie Farr.

A família de Fixie tem uma loja de utilidades (eu sou viciada nesse tipo de loja — socorro!) no bairro de Acton, em Londres, mesmo bairro onde moram. Quer dizer, onde ela mora com a mãe. Fixie e a mãe trabalham integralmente na loja desde a morte do pai, enquanto isso, seus irmãos, Jake e Nicole, mal passam por lá. Jake é um empresário bem-sucedido e faz questão de ostentar isso: roupas e acessórios caros, almoços em restaurantes chiques com clientes em potencial, um apartamento em um bairro melhor localizado. Nicole sempre foi linda, mas sua carreira como modelo não passou do primeiro trabalho. Casada com Drew, ela voltou a morar com a mãe quando ele foi convocado para trabalhar por um ano em Abu Dhabi e ela não iria, afinal estava iniciando seu negócio, com aulas de yoga.

Fixie e os irmãos não poderiam ser mais diferentes. Eles sempre fizeram sucesso na escola e era comum ela ouvir "Jake é mesmo seu irmão?" ou "você é mesmo irmã da Nicole?" e até hoje isso se reflete no comportamento dela diante deles. Além disso, ela abriu o Bufê Farr e faliu em pouco tempo, o que a levou a pegar um empréstimo com a mãe, algo que ainda não conseguiu pagar. Fixie sente-se o fracasso da família e, por mais que tenha ideias para a loja, não consegue expressá-las nas reuniões de família, intimidada pela presença de Jake e Nicole.

Certo dia, quando estava no Café Allegro, ela estava lá, tomando seu café e ouvindo a conversa de um homem na mesa da frente quando ele, percebendo a atenção dela, lhe pediu que olhasse seu computador enquanto ele atendia uma ligação do lado de fora. Como o lugar está em reforma, foi por pouco que o teto não caiu em cima do laptop e assim que voltou, Sebastian percebeu que a jovem havia salvado seu trabalho. E foi assim que Sebastian Marlowe ficou devendo uma à Fixie. Não que ela fosse cobrar, é claro, ele certamente estava apenas sendo educado.

Fixie sempre foi apaixonada por Ryan Chalker, melhor amigo de Jake. Desde o colégio, Ryan era popular, conquistador e rico. Ele perdeu a família quando era bem jovem e, com isso, herdou um bom dinheiro. Quando estava na faculdade, abadonou o curso e se mudou para Hollywood, onde passou a trabalhar como produtor na indústria cinematográfica, indo à Inglaterra ocasionalmente visitar os poucos familiares que ainda tinha e a família Farr. Acontece que, na última visita, Ryan e Fixie finalmente ficaram juntos, mas quando ele voltou para Los Angeles ela percebeu que nada seria diferente; eles não ficariam juntos.

Porém, um ano depois da última visita, depois de um ano sem qualquer contato, Ryan está de volta à Londres: falido, disposto a ficar de vez na cidade e ficar com Fixie. Assim, quando ela percebe que sua chance de manter um relacionamento com Ryan é ele ter um emprego fixo — algo que não está fácil devido a pouca experiência e o temperamento dele — ela acaba se deixando escapar que é possível conseguir uma entrevista em uma empresa de investimento, a empresa de Sebastian.

Ainda que seja contra seus princípios, Fixie vai até Sebastian pedir em nome de Ryan. E assim começa o toma lá, dá cá entre ela e Sebastian, em uma troca de favores que não parece ter fim. Claro que nós também percebemos que existe uma química entre eles, mas como Sebastian namora com Briony e Fixie só tem olhos para Ryan, que finalmente está com ela, eles não veem, ou não querem ver isso acontecendo. 
— Tem um problema nisso! — Balanço o pedaço de papelão. — O amor não é uma negociação! Não é o que você pode fazer pelo outro. — Olho para ele desejando desesperadamente que Seb me entenda. — O amor salda todas as dívidas.
P. 336
Bem, uma série de situações acontece e Fixie se vê sem a mãe para comandar a loja e, sem ela, Fixie e os irmãos precisam se entender para não levar a empresa a falência. Enquanto tenta lidar com o medo de expor suas opiniões e o complexo de inferioridade, ela ainda terá que lidar com a verdadeira face de Ryan e precisará a aprender a confiar em si mesma, algo em que Sebastian ajudará bastante.

Te Devo Uma é aquele tipo de livro que nem parece que tem 420 páginas de tanto que a história te prende. Enquanto lia sob a perspectiva da Fixie me dava um nervoso ver como ela ficava impotente diante do comportamento agressivo dos irmãos, da clara falsidade de Ryan e acredito que me incomodou tanto porque me vi no lugar dela em muitas situações, o que torna tudo mais intenso. Mas o maravilhoso dos livros é, no fim, você ver o personagem superar as barreiras e descobrir sua força.

Compre na Amazon

P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob. 😉
Comentários
0
Compartilhe

0 comentários:

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações