29 março, 2017


[Resenha] Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo - Iain Reid

Ficha Técnica 

Título: Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo
Título Original: I’m Thinking of Ending Things
Autor: Iain Reid
ISBN: 978-85-68432-96-9
Páginas: 224
Ano: 2017
Tradutor: Santiago Nazarian
Editora: Fábrica231
No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.

Resenha


Jack e sua namorada estão prestes a cruzar mais uma linha no relacionamento: é a hora da moça conhecer a família dele. Pegando a estrada em um carro e indo em direção à fazenda da família de Jack, iremos conhecer um pouco do conturbado romance dos dois, ao qual nos é evidenciado muitas vezes por ela, que é a narradora, que o mesmo pode acabar a qualquer momento.

Cogitando em pôr um fim ao seu namoro com Jack, a jovem utiliza da viagem para pesar o que os dois têm e até onde o relacionamento poderá ir. Através de fotografias da infância de Jack, conversas com os pais do rapaz e histórias nunca antes compartilhadas, a menina percebe que conhece muito pouco de seu namorado, e que talvez, de fato, ela tenha que acabar com ele muito em breve.
[...] Acho que as perguntas nos fazem menos solitários e mais conectados. Não é sempre questão de saber. Eu gosto de não saber. Não saber é humano. É assim que deve ser, tipo o espaço. É insolúvel, e é escuro, mas não totalmente.
P. 44
“Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo” é o livro de estreia do autor canadense Iain Reid. O que mais gostei da escrita de Reid é a sua escrita rica e extremamente reflexiva. Com palavras fortes e uma excelente entonação, Iain joga ao leitor a todo momento inúmeros questionamentos, que fazem muito sentido no universo conturbado do livro, mas também na vida de muitas pessoas em geral.

Tais questionamentos - ou reflexões - são tão bem escritas, que muitas vezes soam com certo ar de poesia. Não é atoa que separei centenas de quotes do livro, e tive um pequeno trabalho de selecionar algumas poucas para colocar aqui na resenha. Infelizmente, muitas delas entregariam um pouquinho da história, por isso optei pelas mais enigmáticas e corriqueiras.
Tanto ficção quanto memórias são relembradas e recontadas. Ambas são formas de histórias. Histórias são a forma como aprendemos. Histórias são como entendemos uns aos outros. Mas a realidade acontece apenas uma vez.
P. 56/57 
Se tratando de enredo, “Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo” aposta no thriller psicológico, na pesquisa e desenvolvimento de personagens em primeiro plano, e em uma construção lenta com um ápice digno de gerar surpresa. Até a página 100, mais ou menos, acompanhamos a trajetória do casal até a fazenda, e o autor planta na história um homem misterioso que sempre está ligando e rondando os personagens, e isso é somente uma forma de dar ao leitor um suspense coadjuvante, tal suspense que se desdobra e se torna algo muito maior e mais complexo.

Os capítulos finais são de tirar o fôlego, com uma narrativa detalhista e agonizante, onde o leitor acompanhará por páginas uma jornada obscura e surpreendente . Não tenho certeza se o final do livro irá agradar à todos, pois ao mesmo tempo que ele é ousado, pode parecer também confuso, e isso exigirá do leitor muita atenção, principalmente aos detalhes que nos foram dados no decorrer do livro.
Outro sorriso largo. Novamente olho para Jake , mais intensamente desta vez. Busco respostas no rosto dele, mas não recebo nada. Ele precisa entrar na conversa, me ajudar. Mas não o faz.
P. 102 
Independente do sentimento que o livro possa causar em você, acredito que Iain Reid merece os parabéns por ter a coragem de iniciar sua carreira literária com uma obra tão diferenciada e destoante dos suspenses atuais. Parabéns também para a editora, que investiu em uma edição maravilhosa, com direito a capa dura. “Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo” é definitivamente uma boa escolha, caso você esteja procurando um livro diferente, que não seja necessariamente o melhor livro do mundo, mas que ainda assim traz uma boa escrita e uma certa reflexão.

Compare e Compre
Comentários
5
Compartilhe

5 comentários:

  1. Fiquei bastante curiosa com essa obra, por conta do personagem que narra a historia não possui nome. Fico me perguntando o porquê disso, sabe. Além de complitos psicologico, que algo que gosto muito em livro. Enfim, estou super curiosa pra ler essa obra

    ResponderExcluir
  2. eu fiquei super curiosa para ler esse livro,
    sabia que era um thriller, mas não tinha ideia que ele trazia tantas reflexões assim (e eu adoro histórias independentes do estilo que trazem isso)
    sem falar em cap de tirar o fôlego obrigada por avisar que tem que ter muita atenção
    na minha lista!

    ResponderExcluir
  3. Tácio,
    fazem séculos que estou querendo ler este livro, desde a primeira divulgação que a editora fez! Parece ser incrível e super interessante, mal vejo a hora de sobrar uma graninha e poder comprar a obra! Adoro livros do gênero.

    ResponderExcluir
  4. Adoraria ler um livro nesse estilo, fiquei mega curiosa para ler <3

    ResponderExcluir
  5. Tácio!
    Bem, fiquei sem fôlego só da resenha, imagino quando ler o livro, porque embarco mesmo na trama quando é um thriller psicológico e mesmo que não seja o melhor dos livros, vale a pena viver a emoção e sensação de medo que o livro transmite.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações