Ficha Técnica
Título: O Efeito RosieTítulo Original: The Rosie Effect
Autor: Graeme Simsion
ISBN: 978-85-01-10655-1
Páginas: 415
Ano: 2016
Tradutor:Ana Carolina Mesquita
Editora: Record
O Projeto Rosie foi concluído, e Don e sua amada estão morando em Nova York. Ele é professor na Universidade de Columbia, e Rosie cursa o primeiro ano do programa de doutorado em medicina. Tudo vai muito bem até o dia em que ela anuncia: “Estamos grávidos.” Diante do desafio ainda maior do que encontrar uma esposa, Don não vê alternativa a não ser iniciar o Projeto Bebê. Ao tentar definir os protocolos para se tornar pai, usando seu estilo de pesquisa peculiar e suas habilidades sociais – ainda baixíssimas –, Don, é claro, acaba se metendo em várias confusões e mal-entendidos. Agora ele corre o risco de ser processado, deportado, de perder a credibilidade profissional e, o pior, de perder Rosie para sempre. Prepare-se para rir, chorar e se emocionar novamente com o professor de genética mais carismático de todos os tempos.
Resenha
Após finalizar o Projeto Rosie com sucesso, Don terá que aprender a lidar com as surpresas da nova fase em que vive com sua agora então esposa, Rosie. Deixando a Austrália para trás e mudando-se para Nova York, os dois vivem uma vida conturbada entre trabalhos na universidade e doutorados, até que Rosie anuncia que o casal está esperando seu primeiro filho.
– Tem certeza de que você está grávida? Você consultou um médico?“O Projeto Rosie” é um livro extremamente divertido e de se apaixonar escrito pelo australiano Graeme Simsion e que foi publicado em 2014. Bastante elogiado e ganhando muitos prêmios, Simsion decidiu escrever uma continuação para o seu best-seller. Eu, particularmente, não fazia ideia que “O Efeito Rosie” estava sendo escrito, até vê-lo publicado aqui no país, e sinceramente, não acho que era uma continuação necessária.
– Sou estudante de medicina, esqueceu? Fiz o teste duas vezes. [...]
– Correto. Mas você estava tomando pílula anticoncepcional.
– Devo ter esquecido de tomar algum dia. Ou talvez você seja superpotente.
P. 37
Apesar de “O Efeito Rosie” ser bom, infelizmente ele não conseguiu manter o frescor do primeiro. Aqui, neste segundo volume, continuamos a amar Don, que sem dúvidas é a principal razão do sucesso destes livros. É interessante como o autor trabalha o Transtorno de Asperger e coloca Don em diversas situações rotineiras, evidenciando as consequências sob a ótica do próprio. Infelizmente, Rosie perdeu um pouco de espaço na trama, e na maioria das vezes que aparece, carrega um semblante rabugento, o que acaba fazendo com que o casal perca força tanto no próprio enredo, como nos corações dos leitores.
– Você é desorganizada demais para ter um filho.Graeme mais uma vez opta por deixar a narrativa em primeira pessoa, encarregando Don por nos conduzir a história. Isso acaba garantido obviamente o humor da trama, que continua tão afiada e divertida quanto em “O Projeto Rosie”. De diferente mesmo temos a arte da capa, que foge completamente da ideia concebida no volume anterior. Para aproveitar o novo estilo gráfico, a Record relançou “O Projeto Rosie” com uma nova capa, que se assemelha com a de “O Efeito Rosie”. Não vou negar que eu não gostei, e ainda prefiro a original.
– E você é obsessivo demais. Sorte que quem vai ter o bebê sou eu.
O que tinha acontecido com aquela história do “Estamos grávidos”?
P. 165
Primeira capa de “O Projeto Rosie” e as novas versões lançadas este ano
“O Efeito Rosie” apesar de suas pequenas deficiências, principalmente se compararmos com “O Projeto Rosie”, ainda é uma leitura válida. Don é um dos melhores personagens que podemos encontrar na literatura atual, e tenho certeza que 10 entre 10 pessoas que leram os livros, amam ele de paixão. Espero que Graeme Simsion não se anime mais em continuar trabalhando esses personagens, e deixe Don e Rosie descansarem em paz, para que assim possa nos agraciar com sua excelente escrita através de novos projetos.
– Você chegou muito tarde – disse ela. – Sentimos sua falta. Mas Gene foi bacana. Está sendo difícil para todos nós.Compare e Compre
Ela me deu um beijo no rosto, completando o conjunto de mensagens contraditórias.
P. 298
ainda não li o primeiro livro, a história não me agradou muito. Não despertou aquele tchan
ResponderExcluirOi Tácio, não li o livro anterior O Projeto Rosie, mas vi resenhas cheias de elogios ao livro e agora temos essa continuação e pelo que li de sua resenha apesar de não ter sido tudo que você esperava ainda tem fôlego e humor sendo narrada pelo protagonista homem. Não consegui decidir se lerei a duologia ainda :/ Vou pesquisar um pouco mais, quem sabe mais a frente ;)
ResponderExcluirPode arriscar, Lili. O Projeto Rosie é MUITO BOM!!! =D
ExcluirNão li ainda O Projeto Rosie, mas faz um bom tempo que quero lê-lo. Então depois que eu ler o primeiro, pretendo sim ler O Efeito Rosie, mas acho desnecessário autores que escrevem continuações para livros que tem suas histórias já bem fechadas. Gostei da resenha.
ResponderExcluirAbraços :)
Obrigado Ingrid.
ExcluirAbraços =]
Oi Tácio...
ResponderExcluirAinda não tive oportunidade de ler "O Projeto Rosie", mas tenho muita vontade de lê-lo. Don parece ser um personagem realmente cativante... Adorei sua resenha, mas acredito que nem todos os livros necessitam de uma continuação. E também gosto mais da capa original do livro... rsrs
Abraços...
Eu tenho O Projeto Rosie (primeira capa) na minha estante,mas ainda não tive tempo de ler...fiquei curiosa agora....me parece ser um livro um tanto cômico ...vu tentar comprar o Efeito Rosie em breve para iniciar minha leitura.
ResponderExcluirValeu pela dica.