15 fevereiro, 2022


[Resenha] A Muralha de Winnipeg e Eu - Mariana Zapata


Ficha Técnica 

Título: A Muralha de Winnipeg e Eu
Título Original: The Wall of Winnipeg and Me
Autor: Mariana Zapata
ISBN: 978-65-5933-033-1
Páginas: 536
Ano: 2021
Tradutor: Wéllida Muniz
Editora: Charme
Vanessa Mazur sabe que está fazendo a coisa certa. Não deveria se sentir mal por pedir demissão. Trabalhar como assistente/ governanta/fada madrinha do melhor ponta defensivo da Organização Nacional de Futebol Americano sempre foi algo temporário. Ela tinha planos, e nenhum deles incluía lavar cuecas extragrandes por mais tempo do que o necessário.
Mas, quando Aiden Graves aparece à sua porta querendo que ela volte, Vanessa fica completamente chocada.
Por dois anos, o homem conhecido como A Muralha de Winnipeg não se deu ao trabalho de lhe desejar bom dia ou lhe dar os parabéns no seu aniversário. Agora? Agora ele estava pedindo o impensável.
O que se diz para um homem que está acostumado a conseguir tudo o que quer?

Resenha


A Muralha de Winnipeg e Eu é minha segunda experiência com a escrita da Mariana Zapata e devo dizer, ela gosta de escrever. 😂😂Assim como De Lukov, Com Amor, este romance tem mais de quinhentas páginas.

Vanessa Mazur tem vinte e seis anos e há dois anos trabalha como assistente do jogador de futebol americano Aiden Graves, conhecido como A Muralha de Winnipeg — por causa do seu tamanho, porte e lugar onde nasceu, claro. Bem, ela não é só uma assistente, ela é uma faz-tudo: ela cozinha, cuida da casa, das roupas, das redes sociais, dos e-mails, enfim, Aiden depende dela para absolutamente tudo.

Mas além de trabalhar para Aiden Vanessa também trabalha como designer gráfico, afinal ela se afundou em dívidas com empréstimos estudantis para se formar, logo, deveria atuar em sua área de formação, mesmo que precisasse trabalhar dobrado e praticamente não descansar nunca. Porém, agora que tinha economizado bastante, ela sentia que tinha chegado o momento que fazia parte dos planos desde o início: pedir demissão e focar em sua empresa. Chega de ter um chefe!
— Eu não quero ninguém novo. Eu quero você.
Assim, do nada, eu desejei ter gravado aquela resposta para vender na internet para as centenas de garotas que enchiam o e-mail dele toda semana com convites para encontros, boquetes, companhia e sexo.
P. 90-91
A relação entre Vanessa e Aiden sempre foi completamente profissional, mesmo que inicialmente ela admita que tenha tido uma leve queda por ele (como não?) e depois tenha tentado manter uma relação mais amigável, não adiantou e ela se resignou que o grandalhão não queria qualquer amizade com ela. O que era o oposto do colega dele de casa, o quarterback texano Zac Travis, ele e Van eram bons amigos desde que ela começou a trabalhar por para Aiden.

Entretanto, Van não imaginava que, depois de ter sido tão fácil para Aiden aceitar sua demissão, ele simplesmente descobrisse onde ela morava e fosse até lá pedir que ela voltasse a trabalhar para ele, como se ele finalmente se importasse com o serviço que ela fazia, com o quanto ela era essencial para as coisas funcionassem, mas Aiden não é muito bom em qualquer tipo de relacionamento e conversas muito menos, ou seja, não é uma tarefa fácil, ainda mais quando Van está decidida a não voltar à jornada dupla de trabalho, muito menos para alguém que não a valorizou enquanto viviam de cinco a seis dias por semana juntos.
— Talvez você esteja acostumada a fazer as coisas sozinha, mas não seja idiota — ele começou com calma, totalmente controlado. Eu não sabia onde você estava. Crimes ocorrem aqui… não me olhe assim. Sei que crimes acontecem em toda parte. Podemos não estar fazendo isso pela mesma razão que as outras pessoas fazem, mas eu fiz uma promessa, Van. E eu prometi a você que tentaria ser seu amigo. Amigos não deixam amigos vagarem por aí sozinhos. — Ele me prendeu com o olhar. — Você não é a única que leva s promessas a sério.
P. 180
Mas se Van é teimosa, Aiden também é, e muito insistente. Sem dúvida é bem capaz que eles tenham conversado mais nos dias em que ele tentou convencê-la a voltar do que juntando todo os dois anos em trabalharam juntos, mas não foi com essa abordagem que Van voltou para a vida do jogador defensivo. Aiden é canadense e tem um visto de trabalho nos Estados Unidos por causa do contrato atual com o Dallas Three Hundreds, mas, depois de tudo que tem acontecido desde a última temporada, ele insinua para Van que talvez ele não queira renovar com o time, mas também não tem a menor vontade de voltar ao Canadá, assim, ele precisa de ajuda para ficar no país. Entenderam para onde estamos indo? Voilà! Depois de muita insistência, Aiden convence Van a casar com ele em troca de pagar os empréstimos estudantis dela — que não são nem um pouco baratos — e eles só precisariam ficar juntos por cinco anos para que parecesse uma história plausível. 

Vivendo na mesma casa, Zac é o único que sabe de toda a história, mas vemos como Aiden muda desde que Van vai morar com eles: ele tenta conversar, nem que seja apenas uma frase, parece que presta atenção aos detalhes sobre ela, fica chateado quando ela não divide seus problemas com ele. Para ele, agora que estão juntos na "Equipe Graves" pelos próximos cinco anos, eles têm de apoiar um ao outro. Mas a verdade é que tudo isso faz com que a leve queda que Van tinha por ele "retorne" (se é que um dia ela foi embora, né, minha amiga?!) e cresça a cada dia, afinal, tendo crescido carente de atenção e afeto, receber isso de uma pessoa que não costuma oferecer esse tipo de sentimento realmente deve significar muito.
Mesmo que continuasse dizendo a mim mesma nesses últimos dois dias que eu imaginava estar um pouquinho de nada apaixonada por ele, meu coração sabia a verdade. Eu estava. Eu odiava, mas estava. Reconheci o sentimento, senti aquela agitação no peito. Eu estava, se não mais do que um pouco, me apaixonando por Aiden. Meu marido de conveniência.
E era terrível. Eu não tinha o direito. Não tinha nada que fazer isso. Foi um acordo entre duas pessoas que mal se falavam. Como eu poderia continuar nisso pelos próximos cinco anos? O que diabos eu ia fazer com isso?
Eu não tinha ideia.
P. 389
Van é uma personagem que enfrentou muitos problemas durante a infância e adolescência, mas decidiu que isso não a tornaria uma vítima, ela tirou força disso tudo e provou que precisava apenas de si mesma, que podia contar apenas consigo mesma, afinal, os problemas vieram de dentro de sua própria casa — se é que dá para chamar aquilo de casa, mas enfim. Zac é um amigo incrível e está sempre por perto, sem falar que saber do segredo é um bônus nessa história toda. A melhor amiga dela, Diana, teve uns momentos em que eu queria dar na cara dela, mas, no geral, era realmente uma boa amiga, assim como o irmão caçula de Van, que realmente parecia se importar com ela. E o que dizer de Aiden? Bem, um atleta canadense que sai do estereótipo mais conhecido, de ser um jogador de hóquei. Com seu um metro e noventa e seis, além de ser um jogador de futebol americano, o homem é vegetariano, praticamente não xinga e vive exclusivamente para o trabalho e é quase um monge, gente! Dá para acreditar?

Esse slow burn me conquistou, mas, assim como De Lukov, Com Amor, o problema que senti foi a falta do outro ponto de vista, eu realmente prefiro quando os livros me mostram os dois lados da história. Gente, eu sou escorpiana, CSI e FBI correm nas minhas veias curiosas, quero saber de TUDO e não saber o porquê de algumas atitudes de Aiden, não saber mais sobre ele me deixava bastante angustiada, querendo mais, mais e mais. Mas, fora isso, adorei a história mesmo!
Esse sentimento desconhecido e territorial assumiu toda vez que eu via uma mulher ficar com aquela expressão que fazia parecer que estava prestes a pular em cima dele, enquanto ele estava lá, completamente alheio ao mundo ao seu redor, com um livro naquelas mãos de um milhão de dólares. E eu pensei, então, que é claro que o comeriam com os olhos. Aqui estava esse homem enorme e incrivelmente atraente em uma convenção de livros de romance… lendo um maldito livro.
P. 468


P.S.: Se quiser adicionar esse livro na sua lista de leitura do Skoob basta clicar na capa que você será redirecionado para a página do livro no Skoob. 😉
Comentários
0
Compartilhe

0 comentários:

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações