18 setembro, 2020


[Opinando] Sessão Nostalgia - Desenhos Animados


Recentemente comentei aqui no blog como tenho revisitado minha infância com certa frequência e como isso mexeu comigo, tanto que escrevi o post sobre programas infantis que fizeram parte da minha vida.

Como era muita coisa, resolvi dividir o post entre programas infantis e outro com os desenhos animados que eu adorava assistir. Alguns deles são das décadas de 1980, 1990 e 2000, mas outros são de décadas anteriores ao meu nascimento, mas ainda assim ainda eram transmitidos aqui no Brasil. Claro que eu continuo assistindo desenhos até hoje e amo, não nego, mas não tenho mais o mesmo tempo e para mim a maioria dos desenhos não são mais a mesma coisa, até porque, muito do que era transmitido nessas décadas hoje são considerados inadequados ou algo próximo disso.

Como são muitos desenhos, vou colocar apenas alguns dos meus favoritos, combinado? Quem sabe depois não faço outro post com mais dos meus queridinhos?! Hehehe


Os Flinstones viviam na pré-histórica Bedrock e eu adorava que eles tinham vários utensilios "atuais" em versão rocha, como lava-louças, carro e elevador e sem falar com o pet de estimação da família Flinston é nada menos que um dinossauro.


Do mesmo estúdio de Os Flinstones, Os Jetson são uma família do futuro (aproximadamente 2062), que vivem em Orbit City, uma cidade suspensa, com carros voadores, robôs, esteiras para evitar andar, todas as atividades automatizadas e funcionando por botões e comandos robóticos. Eu sempre amei o caçula da família, Elroy, e o cachorro deles, Astro, que por sinal, falava hahaha.




She-ra: A Princesa do Poder era um xodó para mim, assistia no Xou da Xuxa e depois passei a assistir na TV Colosso e no Xuxa Park. Simplesmente eu queria ter o poder da She-Ra, tão forte e guerreira... Tinha o desenho do He-Man também (gêmeo de She-Ra), que foi produzido antes, mas quando ela chegou, para mim tomou o lugar - nova, mas já queria as mulheres no poder hahaha. Eu amava ficar procurando o Geninho pelo episódio, mas eu nunca encontrava - mas depois de adulta, quando assisti novamente, eu sempre achei 😂😂. A história se passa no planeta Etéria, que encontra-se em uma terrível ditadura e os rebeldes tentarão a todo custo libertar o planeta. Acontece que no início Adora estava enfeitiçada, trabalhava com os vilões, não sabia que era uma princesa do planeta Etérnia e que tinha um irmão gêmeo. Depois, ela passa a lutar com os rebeldes com os "poderes de Grayskull".




Cavalo de Fogo era magnífico, aquele cavalo forte, imponente místico que falava e que salvou a princesa Sara das garras da bruxa Diabolyn e a levou para Montana? Cara, ele atravessava os mundos ❤️, como não amar? Quando completa 13 anos, a garota percebe o brilho de seu medalhão e descobre que é princesa de um planeta em outra dimensão e precisa lutar contra a bruxa que quer dominar tudo.


Com a destruição do planeta Thundera, os Thunderianos precisam fugir de seu planeta natal, mas, em meio a fuga, os mutantes de Plun-Darr destruíruam várias naves, exceto a nave-mãe, onde estão os ThunderCats, que eram uma espécie de nobreza do planeta, e a lendária Espada Justiceira, que possui o Olho Místico de Thundera, fonte do poder dos ThunderCats.
Porém, mesmo com toda a tecnologia que têm a bordo, os ThunderCats passam décadas nessa viagem interestelar e, quando enfim chegam Lion-O percebe que é uma criança em um corpo de adulto e precisa, junto com os outros, lutar contra o vilão Mumm-Ra, que ainda os segue.


DuckTales: Os Caçadores de Aventuras era outro desenho que eu adorava assistir. Dos estúdios Wall Disney, o desenho era baseado nas revistas em quadrinhos e trazia várias aventuras do Tio Patinhas com Huguinho, Zezinho e Luizinho, os sobrinhos do Pato Donalds. Logo que os meninos chegam à mansão, Tio Patinhas os trata com frieza, como faz com todo mundo, mas logo percebe como as crianças são inteligente e curiosas, assim eles encaram várias missões com o objetivo de aumentar ainda mais a fortuna do já milionário pato e também enfrentam vilões que tentam roubar seus tesouros. Além deles, também aparecem muitos outros personagens, como os empregados do milionário, que estão sempre por ali.


Os Ursinhos Gummi, também da Disney, trazia a história de uma raça de ursos já considerada extinta por terem sido caçados pelos humanos, mas o que ninguém sabia é que seis deles ainda resistiam e viviam escondidos em uma floresta. Mas um garoto humano descobre o segredo, entretanto, promete não revelá-lo. Assim, esses amigos irão redescobrir a cultura Gummi, inclusive o poderoso suco de fruta gummi, que lhes dá superforça.


Capitão Planeta era um desenho bem responsável e trazia à tona os problemas que os homens têm causado à Terra com suas ações irresponsáveis e sem pensar no futuro. Gaia, espírito da Terra, escolheu cinco protetorespara ajudá-la na luta para salvar a Terra. Assim, cada um recebeu um anel com um poder: Kwame, com o poder da terra, Wheeler, com o poder do fogo, Linka recebeu o poder do vento, Gi, o poder da água e Ma-Ti, o poder do coração. Quando as coisas se complicavam muito, eles uniam os poderes do anel para formar o Capitão Planeta, que aparecia sempre com a frase: "Pela união dos seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!". Ele tem todos os poderes da natureza, mas também enfraquecia quando exposto a poluentes de qualquer tipo.
Sempre fazia questão de deixar claro que este não era um trabalho de uma única pessoa e que cada um podia e devia fazer sua parte para salvar a Terra e dizia "O poder é de vocês!", quando se desfazia e o poder voltava aos anéis dos jovens.




Em que lugar da Terra está Carmen Sandiego?, ou para mim apenas Carmen Sandiego, também era um desenho bem instrutivo. Ainda que a protagonista do desenho fosse a vilã da história, por se tratar de uma ladra, Carmen roubava e fugia e cabia aos detetives da A.C.M.E. descobrir o significado das pistas que encontravam no lugar do roubo e seguir Carmen por vários países do mundo. Soube anos depois que o desenho era baseado em um jogo de videogame dos anos 1980, quando computador era algo bem básico, acredito que era MS-DOS (sistema operacional da Microsoft antes do Windows). Depois também saiu o jogo (também no estilo MS-DOS) para celular e também foi lançado, anos depois, uma versão mais moderna, era bem divertido e eu ainda tenho no meu celular e jogo as vezes hahahaha.




E então, alguém assistia e gostava desses desenhos animados? É bem verdade de Carmem e She-ra ganharam novas versões recentes pela Netflix, mas eu nunca assisti, porque vi pela descrição antes dos lançamentos que parte das histórias haviam sido alteradas e não gosto que mexam em time que está ganhando, hahaha.

Mas me contem aí, quais eram os preferidos de vocês?
Comentários
2
Compartilhe

2 comentários:

  1. Eu também não assisti as novas roupinhas de She Ra e nem de Carmem. Sei lá, sabe quando você quer preservar aquela nostalgia do passado?
    É mais ou menos isso!rs
    Assisti tudo e muito mais durante a infância e sempre digo que não se fazem mais desenhos como antigamente rs
    Nostalgia pura!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, Angela? Deveriam ter feitos outros desenhos e não pegado o que a gente já gostava para dar uma "repaginada", por favor...
      Enfim, o post estava muito grande, daí só deixei uma parte aqui, hahaha, depois coloco os outros, eu sou apaixonada por desenhos animados, assisto até hoje rsrs

      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações