26 maio, 2017


[Capas pelo Mundo] O Conto da Aia



Olá leitores do De Tudo um Pouquinho! O Capas pelo Mundo de maio será com o livro O Conto da Aia, de Margaret Atwood. Comecei em maio uma maratona de livros distópicos. Entre releituras e leituras, livros que já tinha comprado e não conseguia um tempo para ler, fui pesquisar sobre outros livros distópicos para acrescentar em minha maratona e foi aí que eu descobri O Conto da Aia. Inicialmente publicado no Brasil pela Marco Zero em 1987, com o título A História da Aia, o livro agora é publicado pela Editora Rocco (2006) e que ganhará uma nova edição em 2017. Era de se esperar essa edição já que o livro ganhou uma série. Série esta que comecei assistir por indicação de um amigo e que me deixou tão empolgada que adicionei o livro a minha maratona distópica. 

O Conto da Aia tem muitas capas! Sendo um livro antigo, as editoras sempre buscam retornar a essas obras com novos projetos gráficos e assim a história chega a novas gerações de leitores. Então um mesmo país tem 8 capas diferentes do livro. Nesse Capas pelo Mundo vou separar em dois blocos: 1) as capas que eu consegui identificar referências a história e 2) aquelas que o objetivo não ficou muito claro, que as ideias ficaram um pouco confusas.

Primeiro bloco:


Alemanha




Capas brasileiras: a primeira é a edição publicada pela Rocco em 2006, a segunda é a edição que será publicada esse ano e a terceira foi a primeira publicação da obra de Margaret Atwood no Brasil, da Editora Marco Zero. 


Canadá


Espanha



China e Geórgia

Irã

De todas as capas que encontrei e selecionei, sem dúvida a minha preferida é a capa da Geórgia. Mostra bem a relação das aias e as esposas de seus comandantes.

 Letônia


Rússia


Capas norte-americanas:





Capas inglesas:



Capas semelhantes: 

             
Itália e Estados Unidos


Canadá e Sérvia


Estados Unidos e Polônia 
Essas capas trazem a imagem da personagem principal na série e narradora da história.

Portugal e Romênia
Essas capas são, em minha opinião, as que representam melhor a dor das aias. Sozinhas num quarto impessoal, tiradas de seus lares para servirem em casas e famílias estranhas em prol de um "bem maior". A cabeça baixa representando o medo e a humilhação diária.

Segundo bloco:

Capas francesas

Capas inglesas

Capas italianas 

Capas turcas

China e Estônia

Finlândia e Grécia

Holanda e Hungria

Japão e Polônia

Portugal, República Tcheca e Rússia

Esse segundo bloco são as capas que não conseguiram passar a essência da história ou que tiveram algumas falhas na arte final. Essas capas não "vendem" a história, não são atrativas. Todos nós sabemos que não se deve julgar um livro pela capa, mas um projeto gráfico bom sempre ajuda, não é?

Me contem a opinião de vocês sobre as capas, se já leram o livro e se estão assistindo a série. Até o próximo Capas pelo Mundo! 
Comentários
6
Compartilhe

6 comentários:

  1. Eu não conhecia este livro, mas é sempre interessante a capa ter uma essência da história, na minha opinião as capas mais bonitas são as capas da Geórgia, norte-americanas e as capas inglesas.

    ResponderExcluir
  2. Acho que já vi coisas desse livro, mas não lembro muito bem.
    E tem tantas capas! Nossa, adorei. Algumas são bem parecidas e outras mudam bastante. Gostei desse vermelho recorrente nas capas, dá uma coisa, uma vontade de ver e saber mais. Acho que chama atenção.
    Achei legal essa da Letônia, a primeira e a penúltima das norte americanas e essa segunda inglesa. Algumas capas se destacam e são muito bonitas ^^

    ResponderExcluir
  3. Auri!
    Como não conheço a história do livro, nem posso identificar as capas com enredo, o máximo que posso dizer é qual capa mais me atrai como leitora e que compraria o livro por ela, que é a capa de Portugal, que traz uma certa melancolia e solidão da protagonista.
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, sou muito fã de distopias depois vou dar mais uma pesquisada sobre ele, amei as capas do Canadá e da Holanda <3

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não tinha conhecido nada do livro, a capa deles são bem diferente em cada pais, a que mais achei bem bonita foi de Geórgia, bem simples e bonita!

    ResponderExcluir
  6. Concordo sobre nunca julgar o livro pela capa, mas acho que a capa é muito importante porque é a primeira coisa que vemos. Ainda não li o livro, e fiquei impressionada com tantas capas, é dificil saber qual gostei mais

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações