25 julho, 2014


[Resenha] Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare


Ficha Técnica

Título: Cidade do Fogo Celestial
Título Original: Mortal Instruments: City of Heavenly Fire
Autor: Cassandra Clare
ISBN: 978-85-01-09273-1
Páginas: 532
Ano: 2014
Tradutor: Rita Sussekind e Ana Resende
Editora: Galera Record
12
ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.


Resenha


Esse post contém spoilers para quem ainda não leu Cidade dos OssosCidade das CinzasCidade de Vidro e Cidade dos Anjos Caídos e Cidade das Almas Perdidas

Depois de muita espera, chegou a hora de ler Cidade do Fogo Celestial. Nesse intervalo eu li a Série As Peças Infernais, o que foi ótimo, pois diversos personagens são citados e aparecem aqui também, e confesso que adorei essa interação. Então, para quem está lendo Instrumentos Mortais é melhor ler As Peças Infernais antes de Cidade do Fogo Celestial.

Bem, mas depois de tanto esperar, é claro que assim que o livro chegou passou na frente de todos os outros que já estão aqui, né? Fazer o que? E não me arrependi. A Cassandra soube finalizar essa série e me deixou com uma tremenda ressaca literária.

Galera-Pq122Logo de início somos apresentados a novos personagens e os principais são Julian Blackthorn e Emma Carstairs, que já sabemos que irão ser personagens da próxima série da Cassandra, com título que pode ser "The Dark Artifices". Então, como sabemos desde Cidade das Almas Perdidas, Sebastian está criando Crepusculares (Caçadores de Sombras que se tornam malignos e devotos de Sebastian após beberem do Cálice Infernal) e para isso, ele tem invadido diversos Institutos e transformado alguns Caçadores. É assim que conhecemos Emma e Julian, quando o Instituto onde eles estão (Los Angeles) é invadido e eles conseguem fugir para Idris junto com os irmãos mais novos de Julian graças a um portal criado às pressas pela Clave.

Com esse ataque, que na verdade faz parte de uma série ocorrida em poucas horas, a Clave decide convocar todos os Caçadores para Idris para se reorganizarem e planejar um contra ataque à Sebastian. É assim que ficamos com diversos pontos de vista da história. Enquanto Clary, Jace, Izzy, Alec, Emma, Julian e muitos dos outros Caçadores estão em Idris, Simon, Maia, Jason, Magnus estão em Nova Iorque. Mas esses dois grupos ainda se subdividem e nos dão mais visões ainda dos acontecimentos, afinal Emma e Julian são mais novos, estão na casa da Consulesa enquanto Clary, Jace, Izzy e Alec são mais ativos nessa guerra devido ao envolvimento deles com Sebastian.

Sebastian não tem piedade,aliás, ele talvez nem conheça o significado dessa palavra. Resumindo, para mim ele é muito pior do que Valentin, pois com sangue de Lilith correndo nas veias, ele sabe atormentar a vida dos Caçadores, afinal pensem como seria estranho combater um crepuscular que tem a cara de um parente ou parabatai, como deve ser difícil para esse Caçador assimilar que aquele ali não é mais a pessoa que ele conheceu, que na verdade o que havia de humano nele não existe mais?
- Heróis salvam mundos - disse Clary. - Não os destroem.
- E eu estou lhe oferecendo esta chance - argumentou Sebastian. - Quando subir ao trono, você salvará o mundo. Salvará seus amigos. Terá poder ilimitado. Estou lhe dando um presente incrível, por que te amo. Você pode abraçar a própria escuridão e ao mesmo tempo sempre repetir a si que fez a coisa certa. Isso não é tudo que você deseja?
Pág. 436
E, é claro, como é uma guerra, não podíamos acreditar que não haveriam baixas importantes, e de fato há. A Cassandra de certo modo até nos preparou quando, algum tempo atrás divulgou que seis personagens que conhecíamos por nome morreriam nesse livro. Mas mesmo esperando, elas me pegaram desprevenida, pois não sabemos de onde virão essas mortes.

A narrativa é muito intensa e envolvente e não é possível, depois que se inicia, conseguir parar a leitura, pois quando você termina um capítulo logo vem outro com uma nova questão a esclarecer, e com isso somos arrebatados.

Mas, não posso deixar de falar sobre algo que nos move aqui também: os romances. Gente, para mim era claro que Jace e Clary ficariam juntos, mas a torcida por Alec e Magus e Izzy e Simon é intensa. Não dá para dizer que vai agradar à todo mundo, afinal não posso soltar spoilers, mas eu amei!!!!
- Existem cem trilhões de células no corpo humano - falou. - E cada uma das minhas células te ama. Nossas células morrem, e novas células nascem, e minhas células novas te amam mais que as antigas, e por isso te amo cada dia mais. É ciência. E quando eu morrer e cremarem meu corpo, e eu virar cinzas que se misturam no ar, parte da terra, das árvores e das estrelas, todos que respirarem esse ar ou enxergarem as flores que crescerem do chão ou olharem para as estrelas vão se lembrar de você e amar você, por que esse é o quanto eu te amo. - Ela sorriu. - Que tal esse discurso?
Pág. 513
O último livro me agradou muito e o fato de saber que tem outras séries por vir me deixa aliviada. Ter visto o amadurecimento dos personagens, meu querido Magnus lindo como sempre, Alec sempre fofo, Simon então nem se fala, conhecê-los mais, amá-los ainda mais... Que venham mais Caçadores de Sombras! ♥♥♥♥♥♥♥
- Eu sei - disse ele. - Eu não estou com inveja. Eu sempre soube, de cara, que todos achavam que você era melhor que eu. Meu pai achava. A Clave achava. Izzy e Max o olhavam como o grande guerreiro em quem queriam se espelhar. Mas no dia em que você me chamou para ser seu parabatai, eu soube que isso significava que você confiava em mim o bastante para me pedir ajuda. Estava me dizendo que não era o guerreiro solitário e autossuficiente. Você precisava de mim. Então percebi que existia uma pessoa que não o achava melhor do que eu. Você mesmo.
Pág. 330

Comentários
12
Compartilhe

12 comentários:

  1. Olá Layane, não pude ler sua resenha desta vez, porque quero muito ler essa série. (Geralmente evito spoilers, haha.) Com tantas críticas e comentários positivos, não acredito que sou o único que ainda não li. Enfim, louco para ler e tirar minhas próprias conclusões. Abraços! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo Arthur, você não vai se arrepender!!!!!

      Excluir
  2. Oi Layane! Não é a toa que esse livro está entre os mais vendidos! É realmente muito bom! E que venha o próximo livro né !?
    Simon é demais! hahaha
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Layane!

    Pensa numa pessoa que tá louca porque ainda não conseguiu ler "Cidade do Fogo Celestial"?? Tô quase morrendo de tanta ansiedade, mas como lidar com a falta de dinheiro? Mas sério, depois que eu li "Cidade das Almas Perdidas" achei que não ia sobreviver. Meu coração ainda tá partido, plmdds. HUAEHAUEHAUEHAE

    Sem contar no medo que eu tô de um dos meus personagens favoritos morrer que só Deus na causa. E espero que dê tudo certo com Malec, porque né? Num quero ter sofrido tanto à toa!

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Ana, conseguiu superar seu problema e comprar o livro? Caramba, você precisa ler LOGO!!!!

      Depois me conta o que achou do final!

      Beijosssssss

      Excluir
  4. Oiee
    Ainda não li nada da Cassandra por que enquanto uns adoram outros odeiam,fico meio perdida sobre começar ou não a série e se não vou me arrepender depois.
    Tudo que sei de Os Instrumentos Mortais são pelas resenhas que leio e pelo filme,que na real eu gostei.
    Vou fazer uma lista de prós e contras imaginários assim vejo se me jogo na série ou parto pra outra.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia, se você gostou do filme certamente irá amar os livros, porque são MUITO melhores!
      Dê uma chance!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi!! Infelizmente não gostei a série, já a conhecia e também li o primeiro. Foi uma leitura bastante arrastada, acho que se deve ao fato de está enfadada com esse estilo, amo sobrenatural, mas já li tantos que estou a procura de algo diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece Nadja, nessa situação é melhor mesmo dar um tempo e voltar ao gênero depois!

      Excluir
  6. Não li nada da série, mas comprei o primeiro livro -YEAAAHHHH-
    E estou ansiosa para lê-lo e logo mais comprar todos kkkk Todos falam tão bem que é claro que fico com altas expectativas, espero me apaixonar pela série também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo Karol, tenho certeza de que irá amar!!!
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações