24 junho, 2021


[Um Pouquinho de Mim] Andressa Lira



Olá, sou Andressa Lira, produtora editorial e leitora. Eu conheci o blog através da Layane, quando ela entrou na editora Ciranda Cultural; e como um leitor reconhece outro leitor, em alguma conversa pelos corredores, ela contou sobre o De Tudo um Pouquinho.

Como eu me tornei leitora? Lembro que no primário tínhamos uma aula chamada “sala de leitura”, os alunos tinham cinquenta minutos para escolher um livro para ler, se gostasse poderia pegá-lo emprestado. Lá conheci Pedro Bandeira, a coleção “Salve-se Quem Puder” e mais alguns livros paradidáticos adotados para a escola pública. No entanto, considero o meu início como leitora o dia em que numa ida ao supermercado (naquela época, havia seção de livros nesses locais) com minha mãe, fiquei um tempão olhando os títulos expostos e peguei para ler o texto de quarta capa do livro Quando chega a hora, de Zibia Gasparetto – eu não sabia nada sobre doutrina espírita, simplesmente aquela promessa de uma estória com drama e mistério me cativou – implorei para minha mãe comprar, ela comprou; lembro que cheguei a ter mais quatro títulos da Zibia (recordo ter gostado muito de O Matuto). Até o dia que, nesse mesmo local, descobri Harry Potter e a Pedra Filosofal (por R$ 14,90!) e nunca mais parei mais de ler e de comprar livros (sonho em ter uma biblioteca).



O que me leva a falar de minha estante. Eu costumo dizer que eu só consigo me encontrar em meio ao caos, e a minha estante representa isso; eu tenho uma desordem organizada. Essa consiste em basicamente deixar os títulos de mesmo autor juntos; ah, também deixo mais no fundo os títulos já lidos. Não sei, gosto daquela sensação quando vou limpar (toda semana tiro pó bem por cima, e de tempos em tempos faço alguma reorganização, que não necessariamente tenha alguma ordem, e aproveito para uma limpeza mais cuidadosa) ou dar uma bisbilhotada e acho algum título do qual não me recordava, dou uma folheada e, algumas vezes, ele vai para lista de leitura em andamento. É provável que a origem do meu hábito de ler vários títulos ao mesmo tempo tenha começado com essa mania.


E ao falar de organização de estante, vem sempre à mente os filhos mais novos que ainda estão sem uma morada; o meu último livro comprado foi Descoberta do Mundo, Clarice Lispector. O título é uma coletânea das crônicas que ela escreveu entre 1967-1973 para o Jornal do Brasil; comprei porque faz tempo estava com vontade de ler algo da autora (somente li A Hora da Estrela). Gosto de crônica, parece que estamos batendo um papo com o autor, e nelas sempre encontramos referências do cotidiano, é fácil e leve de ler; é bom sempre ter um título para ler em doses (duas crônicas/dia, até o livro acabar).

O que está fora da estante também é bem importante; mencionei antes que leio muita coisa ao mesmo tempo, então sempre tenho uma pilha na minha mesa na beira da cama. Vou deixar um deles como indicação: A Dádiva do Amor, Martin Luther King Jr. Uma coleção de dezesseis sermões, no qual o autor nos fala como enfrentar as turbulências da sociedade moderna por meio da não violência. Ele acreditava que o ódio somente será vencido pelo amor. Estou amando porque ele surgiu bem em um momento que estou com algumas leitura com essa temática do Amor, em seu sentindo amplo, amar não é somente o amor romântico. Ele pode servir de guia para uma vida mais livre, tranquila, divertida etc. E talvez seja a única solução para uma sociedade mais justa.

Por fim, deixo uma sugestão de leitura: o livro Ironias do Tempo, Luis Fernando Verissimo. Confesso que a capa me fisgou e pedi em um amigo secreto de Natal (acho que em 2019). É uma antologia de crônicas sobre variados acontecimentos do Brasil e do mundo, que além de te fazer devorar o livro numa bocada, todas têm a dose certa de humor. É uma leitura prazerosa. Não sei dizer nenhum diferencial, mas acho uma boa pedida para momento tão pesado pelo qual estamos passando agora. Fuga pela literatura rs.







📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖📖 

Bem, mas eu preciso fazer uma observação muito interessante aqui: quando li o texto da Dre, fiquei impressionada com as semelhanças do nosso “início como leitoras”. Eu sempre li quando era mais nova, revistas em quadrinhos, paradidáticos, mas quando entrei na faculdade, minha leitura se restringiu aos materiais de estudo. Quando terminei a pós, com algum tempo, eu senti essa necessidade de voltar a ler, e uma tia de consideração me emprestou alguns livros da Zibia para ler e eu não conhecia nada da doutrina espírita (sacaram?) e depois eu vi Harry Potter e a Pedra Filosofal na Avon e pedi para minha mãe comprar e depois... o resto é lenda! rsrs

Então, curtiram conhecer a Andressa? Querem participar dessa coluna também? Nos mostrar seus livros favoritos, como é a estante de vocês? É só nos enviar um e-mail para blogdetudoumpouquinho1@gmail.com

Estamos aguardando vocês!!!
Comentários
2
Compartilhe

2 comentários:

  1. Olá
    Gostei do novo post do blog
    Ficou muito legal essa aproximação de você com os leitores .
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Eliane, acho que você poderia participar também, o que acha?
      Bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações