15 fevereiro, 2020


[Opinando] Sessão Nostalgia - Programas Infantis


Já tem alguns meses que vira e mexe estou falando sobre minha infância e adolescência e isso de um modo geral: programas infantis, desenhos animados, filmes, séries e músicas. Então não resisti e resolvi compartilhar com vocês algumas coisas que faziam sucesso quando eu era criança, que eu assisti/ouvi e me diverti.

Bem, para começo de conversa, eu amo assistir desenhos animados e, nas décadas de 1980 e 1990, eles faziam parte dos programas infantis, por isso, eu assisti vários que eram transmitidos na Globo, SBT, Band, Manchete e TV Cultura. Claro que também tinham os programas que não tinham desenhos, mas eram tão bons quanto.


A maioria dos programas infantis seguia a mesma fórmula: brincadeiras no palco, alguns números musicais e os desenhos animados. O Clube da Criança era um programa exibido na Rede Manchete entre os anos de 1983 e 1998. O programa iniciava no final da tarde e tinha duas horas de duração com brincadeiras no palco e desenhos animados. Com o passar dos anos, o programa foi ganhando mais espaço na programação, aumentando a duração e também teve várias apresentadoras ao longo dos anos: Xuxa, Angélica, Mylla Christie, Pat Beijo e Debby. Eu assisti só na época da Xuxa e da Angélica e depois perdi o interesse.



O Xou da Xuxa certamente é o programa infantil mais conhecido até hoje e estreou em 1986 e foi até 1992 na Globo. Ele substituiu o Balão Mágico, outro programa infantil, mas eu não cheguei a assistir porque era muito novinha, né? Quando ele foi encerrado, eu ainda tinha poucos meses de vida.


Sem dúvida vocês devem se lembrar das Paquitas, o Dengue e o Praga, que ficavam no palco com a apresentadora. A Xuxa chegava numa nave - onde eu super queria entrar - descia numa nuvem de fumaça e começa a cantar. Tinha aquele café da manhã irreal para a maioria das pessoas na época. Eu também amava as botas brancas de cano longo que ela usava e sempre queria imitar quando ela fazia a chuva de cartas. 🤦🏾‍♀ Também me lembro da felicidade que foi quando minha mãe me deu o LP do Xou da Xuxa 3, nossa, nem tinha como ouvir em casa, só quando eu ia na casa da minha avó, que o rádio tinha toca-discos.





 

O Show Maravilha foi um programa exibido a tarde pelo SBT entre os anos de 1987 e 1994 e apresentado pela baiana Mara Maravilha (que eu só descobri que era baiana como eu muitos anos depois 😂😂). Ele tinha um perfil muito parecido com o Xou da Xuxa e era concorrente direto, passando no mesmo horário na outra emissora. Eu não lembro muito desse programa, confesso, mas não era nada pessoal, mas na minha casa a Globo sempre pegou melhor na TV do que as outras emissoras e tem sempre aqueles em que os desenhos nos agradam mais, não é mesmo?? Lembro que na Mara eu amava o Fantástico Mundo de Bobby!

Quando lá em casa passou a pegar a TV Cultura, foi mais uma festa, porque descobri novos programas: Rá Tim Bum, Glub Glub, Mundo da Lua, X-Tudo e Castelo Rá-Tim-Bum. O Rá Tim Bum, que foi transmitido entre 1990 e 1994, tinha vários quadros diferentes, que saia da fórmula dos outros programas infantis, aqui, não havia plateia e um apresentador, os atores ensinavam as crianças sobre ecologia, higiene, português entre outros assuntos, sempre de maneira lúdica.



O Glub Glub era outro programa que eu adorava. Ele também era transmitido na TV Cultura e ficou no ar de 1991 até 1999. A apresentação ficava por conta dos peixinhos Glub e Glub, sim, o macho e a fêmea tinham o mesmo nome. Lembro que nem sempre passavam os mesmos desenhos todos os dias, mas amava quando passava Bertha e a Fábrica!


Mundo da Lua também foi um programa infantil transmitido pela TV Cultura. Entre 1991 e 1992, 52 episódios trouxeram o querido Lucas Silva e Silva e suas aventuras. Lucas mora com o avô, os pais, a irmã mais velha e a empregada. Como uma boa criança, as vezes as coisas não aconteciam como ele queria, então ele ia para o quarto, pegava o gravador que tinha ganhado do avô e iniciava sua narrativa, como ele queria que as coisas fosse... "Alô, alô, planeta Terra chamando...". Entre o elenco do programa tinham nomes como Antonio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri e o sucesso do programa foi tanto que a vida da Família Silva e Silva foi exibida depois na Globo e anos depois ganhou um documentário.



Outro programa exibido na TV Cultura foi o X-Tudo, entre 1992 e 2002. Como diz o nome do programa, ele exibia um pouco de tudo (quase como esse blog, não é mesmo?!). O programa tinha parceria com o Sesi, e seu formato tinha o objetivo de passar informação clara e direta para as crianças sobre ciências, curiosidades, sugestões de leituras, contação de histórias. Eu adorava o boneco X, que interagia com os atores.



O Castelo Rá-Tim-Bum também foi transmitido na TV Cultura entre 1994 e 1997 e trazia um castelo onde o jovem feiticeiro de quase 300 anos, Nino, vivia com seus tios, Vítor e Morgana, que eram feiticeiros poderosos. No castelo viviam muitas criaturas inusitadas e, como tio Vitor era um inventor, também haviam muitos equipamentos diferentes. Os episódios giravam sempre em torno da visita das crianças Pedro, Biba e Zequinha, que haviam descoberto o castelo por acaso e se tornaram amigos de Nino. Sempre com muitas aventuras, o programa também trazia algumas lições de cidadania, higiene, música e muitos outros.








Em 2017 houve uma exposição do Castelo Rá-Tim-Bum no Memorial da América Latina, em São Paulo. Como eu estava de férias e tinha acabado de voltar da Bienal do Rio, dei um pulo lá e simplesmente amei, foi incrível ver de perto esse castelo que fez parte da minha infância.

  
 

 

 

Voltando à Globo, entre 1993 e 1997 os desenhos eram assistidos pela criançada na TV Colosso, um programa apresentado por diversos doguinhos. A ideia era essa mesma, uma TV onde todos os apresentadores eram cachorros e atores vestiam as fantasias dos pets de quase dois metros de altura, mas imaginem o calor que não deveria ser dentro dessas fantasias? Meu Deus! O programa ia das 08h às 12h e terminava com um cão cozinheiro chamando o pessoal para o almoço e eu me sentia parte disso, era hora de almoçar e me preparar para ir para a escola. "Atentión, pessoall, tá na horrra de matarr a fomê! Tá na mêss, pessoaaaaaaaaal".





Outro programa que adorava era o Disney Club, mas esse, ao contrário da maioria, passava de noite no SBT. Entre 1997 e 2001 o programa contava como três crianças (que preferiam ser chamadas de ultrajovens) criaram o "Comitê Revolucionário Ultra-Jovem", um clube secreto no sótão da casa dos irmãos Juca e Guelé. Lá, com mais um amigo, Macarrão, e os conhecimentos técnicos de Juca, eles montam uma TV pirata e invadem as casas para passar uma programação revolucionária, repleta de desenhos da Disney: Timão e Pumba, Hércules, A turma do Pateta, Duck Tales, Marsupilami, 101 Dalmátas e, se não me engano, era nesse programa que tinha o jogo do Hugo (que eu nunca pude ligar para participar). Eu adorava o fato dos desenhos do programa serem da Disney, pois eu não via muito deles na TV brasileira. Também tenho que dizer que tinha uma leve queda pelo Juca. 🤓 #RevelaçãoDeCrush 😂 Claro que era o nerd que eu gostava, né?





E vocês, lembram os programas infantis que assistiam e gostavam na infância de vocês? Esses foram alguns que lembrei agora. Me contem aí.😉
Comentários
4
Compartilhe

4 comentários:

  1. Que delícia de viagem no tempo!!! Puxa, Castelo Rá Tim Bum marcou a minha vida e até hoje dou uma caçada nos vídeos do Youtube para mostrar a minha neta.
    Tv Colosso também era muito gostoso de ver.
    Hoje em dia estamos tão em falta de programas assim, embora eu não curtisse isso dos programas da Xuxa, Eliana, Angélica, Mara...a maioria das crianças amava.
    Uma viagem no tempo necessária!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quand fico assim nostálgica, Angela, hahaha e adoro compartilhar esses momentos com vocês <3

      Excluir
  2. Adorei o post! Eu assistia a todos os programas que você citou. Que delícia relembrar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por falar que Hugo passava na Gazeta, Ja, eu amava <3
      Maravilhoso relembrar, né?!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações