07 outubro, 2018


[Resenha] Esqueceram de Mim - Chris Columbus, John Hughes & Kim Smith

Ficha Técnica 

Título: Esqueceram de Mim
Título Original: Home Alone
Autor: Chris Columbus & John Hughes
Ilustração: Kim Smith
ISBN: 978-85-510-0350-3
Páginas: 48
Ano: 2018
Tradutor: Giu Alonso
Editora: Intrínseca
Lançado em 1990, o filme protagonizado por Macaulay Culkin e dirigido por Chris Columbus acompanha as arriscadas aventuras de Kevin McCallister, um menino de 8 anos que, chateado com a mãe, deseja que sua família desapareça. E o desejo se realiza! Sozinho em casa na véspera de Natal, Kevin tem que aprender a se virar e usa suas artimanhas infantis para se defender de dois ladrões insistentes. Esqueceram de mim, clássico pop do cinema, ganha agora uma adaptação em livro ilustrado com o traço moderno e delicado de Kim Smith.

Resenha

O Natal está se aproximando, e a família McCallister está se preparando para uma viagem de fim de ano. Porém, ao invés de estar arrumando a sua mala, Kevin está arrumando confusão. E é assim que ele vai parar em seu quarto de castigo, enquanto todo o restante de seus familiares se divertem ao se preparam para as férias.

Na manhã seguinte, Kevin acorda e encontra a casa completamente vazia e em silêncio. Seus pais sumiram e seus irmãos também. Crente que foi o responsável por fazer sua família desaparecer, o jovem menino festeja sem se preocupar em ser repreendido por suas travessuras. Mas a vida solitária traz perigo e responsabilidades, e é quando uma dupla de ladrões pretendem invadir a hipotética vazia residência dos McCallister, que Kevin precisa ser inteligente e arteiro, para impedir que sua casa seja saqueada.


Se você nasceu nas décadas de 80 ou 90 tenho certeza que essa história lhe é bem familiar. Um clássico da Sessão da Tarde, “Esqueceram de Mim” já faz parte da cultura pop. O filme foi dirigido por Chris Columbus, um diretor conhecido por seus trabalhos voltados para o público infanto-juvenil, entre eles “Uma Babá Quase Perfeita” (1993), “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001) e “Percy Jackson e o Ladrão de Raios” (2010).

Apesar disto, acredito que grande parte da magia desta obra se deve ao roteiro do magnífico John Hughes, responsável pelos principais filmes teens daquela época, e todos com o selo de qualidade da Sessão da Tarde, diga-se de passagem: “Clube dos Cinco” (1985), “Curtindo a Vida Adoidado” (1986), “Beethoven: O Magnífico” (1992), “Dennis, o Pimentinha” (1993) e “Ninguém Segura este Bebê” (1994), são alguns deles.

“Esqueceram de Mim” foi responsável também por deslanchar a carreira do então jovem ator, Macaulay Culkin. Apesar de não ter sido o seu primeiro trabalho no cinema, foi somente após o grande sucesso do filme em 1990 que o menino se tornou extremamente conhecido. A prova disto é que quase 30 anos depois, mesmo sem ter tido nenhum outro projeto relevante nos últimos 20 anos, ainda nos lembramos de seu complexo nome e da clássica cena em que passa loção pós-barba no rosto.


Agora vamos sair do filme e comentar um pouco dessa lindíssima adaptação literária. Esta edição faz parte de uma coleção que celebra grandes clássicos do cinema dos anos 80 e 90, tendo três livros já publicados aqui no país. Aparentemente a Intrínseca deu o nome de “Pipoquinha” para essa coleção, mas não ficou muito claro se este nome vai ser um selo infantil da editora no futuro ou somente para esses livros em especial. Para dificultar o meu entendimento, não encontrei menção da tal Pipoquinha em nenhum lugar do livro – dentro ou fora –, apesar de que nas redes sociais a editora sempre o usa ao mencionar os exemplares.


De qualquer forma, o trabalho de edição está impecável. O livro é impresso em papel RR Donnelley, que é mais grossinho, além de todas as páginas serem coloridas. A capa é dura e o tamanho do livro é de 29cmX24cm, que difere bastante dos tamanhos normalmente publicados pela editora.

Como dito anteriormente, o livro é baseado no filme dirigido pelo Chris Columbus e roteirizado pelo John Hughes, porém o texto foi adaptado por Jason Rekulak, Rick Chillot e Blair Thornburgh. Mas, obviamente, a estrela desta edição fica a cargo das lindas e fofas ilustrações de Kim Smith. Usando e abusando de cores e sombreado, Kim já ilustrou mais de 13 livros infantis, incluindo as adaptações das famosas séries de TV “Arquivo X” e “Buffy, a Caça-Vampiros”.


Para os já grandinhos, que cresceram assistindo e amando o peculiar Natal de Kevin McCallister, esta é uma excelente forma de revisitar a obra, e talvez, de apresentá-la para uma nova geração que ainda não a conhece. Através de uma cuidadosa edição, a já clássica história de John Hughes e Chris Columbus é reimaginada pelas mãos da talentosa ilustradora Kim Smith, e o resultado não podia ser mais caloroso. Ao meu ver, só há uma reação para essa belezura, e tenho certeza que vocês irão concordar comigo:


Comentários
7
Compartilhe

7 comentários:

  1. Acredito que não exista uma pessoa no planeta que não tenha visto esta adaptação.rs
    Ela se tornou meio que A Lagoa Azul. E faz parte da história de muitos de nós, que acompanhamos o ator crescendo e se tornando tão problemático.
    Mas tenho acompanhado estes lançamentos "pipoquinhas" e tenho adorado tudo que já foi lançado. Apesar de achar a capa de Et a mais linda de todas, quero ter todos na minha estante e não para crianças não.rs
    Sou fã de cinema! Então, todos estes filmes fazem parte da minha vida!
    Adorei as ilustrações.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gente que ideia incrível hahaha, adoreeei isso.
    A maioria das crianças hoje só querem saber de Peppa Pig, Luna... Não assistem nem mais a um filme infantil... Pelo menos com a minha sobrinha é assim rs
    Achei essas ilustrações muito criativa, chamativa e muito legal pra criançada (adulto tmb, pq n?!) haha

    ResponderExcluir
  3. Oi Tácio.
    Não conhecia essas adaptações e eu amei!
    Quem não se lembra do filme 'Esqueceram de mim?" É extremamente nostálgico.
    Adorei as ilustrações. Achei muito bonita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Tácio!
    Aaah eu já posso pirar?
    Como eu não sabia desses livros?
    Já qro!
    Poxa meus filmes favoritos em uma lindeza de livro ilustrado...é pra pirar msm!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro demais desse filme. Adorava assistir.
    E essa coleção falando sobre esses clássicos de filmes? Muito bom para trazer para as crianças de hoje que nào conheceram filmes tão divertidos e interessantes, Vou comprar os livros para o meu sobrinho.

    ResponderExcluir
  6. Tácio!
    Tive a oportunidade de assistir todos os filmes do Esqueceram de mim e ver agora que escreveram um livro baseado no filme, é a consagração.
    Deve ser bem divertido e como falou que a edição está um luxo, quero ler esse e todos dessa coleção.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Que lindo esses livros. Quero comprar todos para meu filho. Foram filmes fantásticos que nunca esqueceremos. Nossa, viajei muito com o filme De volta para o futuro. Esqueceram de mim e E.T. perdi as contas de quantas vezes assisti. Amei mesmo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações