14 março, 2013


Capas pelo Mundo - Divergente


Olá seguidores do De Tudo Um Pouco! Como vocês estão? Conseguiram adiantar as leituras pendentes? Para o mês de março, escolhi o livro de Veronica Roth – o primeiro da autora – Divergente. É o primeiro de uma trilogia, e em abril Insurgente será lançado (o segundo livro) pela Rocco! 

clip_image002

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Um detalhe curioso das capas de Divergente pelo mundo: a diferença entre a maioria delas são as cores. Em algumas o tom do azul é mais escuro ou mais claro. A fonte escolhida para o título, em algumas difere da escolhida para a capa norte-americana. Mas tem alguns países que quiseram inovar quanto o design da capa. Então vamos conferir!

clip_image004 clip_image005 clip_image007
                                      Alemanha                                Brasil                                 Bulgária
clip_image009 clip_image011 clip_image013
                                        Eslováquia                      Estados Unidos                      Grécia
clip_image015 clip_image017 clip_image019
                                           Holanda                           Hungria                           Portugal
clip_image021 clip_image023
                                                       República Tcheca                   Turquia

Como eu disse anteriormente, a maioria das capas é idêntica, mudando somente nas cores e na fonte! Alguém já tinha encontrado um número tão grande de capas, espalhadas pelo mundo, tão iguais? Eu nunca, mas gostei. Alguns países acabam mudando a arte original e não acertam em suas escolhas. Claro que há capas belíssimas que foram recriadas a partir da original.

clip_image025 clip_image027
                                                              Croácia                             Inglaterra

A capa croata seguiu a mesma linha que a inglesa, como vocês podem ver e o que falar sobre elas? Que não acertaram ao mudar a arte! Vocês sabem a minha paixão pelas capas inglesas e o quanto é raro eu não gostar de alguma, mas eles não acertaram em nada nessa capa. A primeira vez que eu vi, não estava procurando para o Capas pelo Mundo. Foi uma curiosidade de fã e eu não tinha percebido que se tratava do livro Divergente. Eu não fui a única a não ligar o livro a capa! E a de Insurgente edição inglesa...

clip_image029 clip_image031
                                                                             Capas francesas

A França tem duas capas. A primeira poderia seguir a mesma linha norte-americana, mas eles quiseram “inovar” e colocar Tris? Pensei em alguns motivos para esse desenho e não cheguei a uma boa justificativa. Já a segunda eu adorei! Mesmo que esteja fugindo da arte original, eles acertaram. Até na escolha da modelo para a foto da capa, ela dentro do símbolo da Audácia. Achei muito bonita. E então qual a capa que vocês mais gostaram? E qual aquela que vocês não comprariam? Deixem as opiniões nos comentários!



Auri Vilas-Bôas
Comentários
10
Compartilhe

10 comentários:

  1. Eu não fazia ideia de que tinha tantas parecidas assim! É muito uau!

    ResponderExcluir
  2. eu não gosto muito da capa brasileira/deváriosoutrospaíses pra Divergente. Apesar de ela ter nexo e relação com a história, acho que lembra demais Hunger Games, e isso pode gerar preconceito de vários leitores.
    Achei a capa inglesa/croata LINDA!!! A cor, o desenho, tudo! Por mim, a brasileira seria essa <3

    Beijão

    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que sou uma das poucas pessoas que não leu se livro rsrs
    Sobre as capas gostei da original e suas cópias e da capa francesa com a modelo.
    As capas da Croácia e da Inglaterra não me agradaram, provavelmente eu não compraria o livro se fosse só julgar isso.

    ResponderExcluir
  4. As mais bonitas são a do Brasil e Inglaterra. Eu ganhei um panfletinho com o primeiro capítulo, tenho que ler para ver se me interesso.

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que as capas de Divergente entre os outros países eram tão parecidas. Isso realmente é algo muito raro de se acontecer.
    Eu gosto da capa de Divergente, ela é simples, mas eu a acho bonita.
    Ainda não li o livro, mas está na minha wishlist desde o ano passado. Estou tentando diminuir a minha pilha de livros que tenho, mas que ainda não li, antes de comprar novos livros.

    ResponderExcluir
  6. Achei bastante interessante esse post, eu me ligo muito em capa de livro.
    A capa que eu não compraria aqui, seria a primeira versão da francesa, não gostei daquela imagem ao fundo. O restante gostei de todas.

    ResponderExcluir
  7. Acho bem legal esses posts de capas pelo mundo!!
    As capas basicamente são a mesma, e a que mais gostei foi a segunda da França!!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho sem graça essa capa original e mesmo assim é melhorzinha do que as poucas novas que foram criadas. ;s

    ResponderExcluir
  9. Auri,adoro a coluna,parabéns! Porque assim ficamos antenados e descobrimos as capas de nossos livros preferidos e o s que estão sendo lançados.
    O livro é interessante, fiquei super curiosa sobre essa distopia!
    Já li várias,é um tipo de leitura envolvente,diferente com muitos acontecimentos.
    Beatrice (Tris ) depois de ser considerada Divergente,sai de uma facção e vai para outra,vai ter a parte do treinamento que ela vai ter que demonstrar coragem,vai ter que lutar contra os outros integrantes que disputam uma melhor colocação para ter o melhor resultado no treinamento.
    O lado da versão futurista,da competição,emoção... já deixa a leitura de tirar o fôlego!
    Compraria os livros com as capas francesas,estão mais criativas.

    ResponderExcluir
  10. Bom como você, citou as capas são praticamente iguais, mais gostei mais da Alemanha as cores são mais "vivas", pretendo ler o livro, falam que lembra um pouco a Jogos Vorazes como ainda não li nenhum dos dois estou com dúvida por qual começar.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos são respondidos. Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por e-mail.
Obrigada!

 
imagem-logo
De Tudo um Pouquinho - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
Layout e Programação HR Criações